Postagens

Mostrando postagens de Junho, 2014

EXPERIMENTOS - PARTE DE HISTÓRIA

Experimentos sobre a água do mar

Em torno de julho de 1944 e de setembro de 1944, experimentos foram realizados no Campo de concentração de Dachau para estudar vários métodos de tornar a água do mar potável. Em certo momento, um grupo de cerca de 90 ciganos foram privados de comida e água, sendo dada de beber somente água do mar pelo Dr. Hans Eppinger, deixando-as gravemente feridos. Eles ficaram tão desidratados que lambiam os pisos recém-lavados, numa tentativa de obter água potável. A vida no Front

TERMINOLOGIA E INFORMAÇÃO

Imagem
Na Europa e nos Estados Unidos a palavra "gipsy"- cigano- é evitada por estudiosos por apresentar caráter pejorativo, sendo adotado o termo "romani". O termo "rom" se refere a um membro do grupo de origem romani, sendo "roma" a forma plural. Segundo o geógrafo Marcos Toyanski, apesar de ser considerado o termo politicamente correto, nem todos os ciganos conhecem ou se consideram roma. A palavra "cigano", "cygani", "cikan", entre outras, são derivadas do grego "atsigani" que significa "não toque", "intocáveis"."Gitano" e "gipsy" são derivadas de "egyptian" pois acreditava-se que os roma vieram no Egito.
Matéria da UOL.
AMSK/Brasil

“Romnia” Mujeres Gitanas de Huesca

Imagem
Para avançar é preciso conhecer e aprender. Aprender com mulheres que já avançaram e querem passar essa idéia adiante. Nós, mulheres da AMSK/Brasil, acreditamos que isso é possível e lutamos para que essa realidade, que atinge a todas as mulheres de etnia romani, possa evoluir, cada qual a seu tempo e com sua realidade atual. Entretanto, nada impede que possamos aprender e que possamos fazer desse um caminho possível.
AMSK/Brasil


Manifesto de Juristas e Acadêmicos em favor da Política Nacional de Participação Social