AGOSTO DE 2024 - agenda AMSK/Brasil, IRU South América, RAC América Latina e parceiros ...

 Talvez pareça demais...

Talvez pareça estranho para muitas pessoas...

Talvez você entenda.

Na bister.


80 anos do Barô Mudaripên/Samudaripên Rom e Sinti



Michel Kriston e Sam Cândido - Auschwitz II-Birkenau/Polônia

Fomos para 4 campos de concentração ... Polônia e República Tcheca - Visita e reuniões com organizações locais, famílias, museus, sobreviventes ... 

Comunidade em Brno. Sam Candido, Michel Kriston e Aline Miklos do Brasil. 

Curso na Universidade de Cracóvia

Birkenau

Praga 

Museu em Brno

Fotos/acervo AMSK/Brasil

Tivemos reuniões para construir resoluções que resguardam nossas infâncias ... e sim, vai para consulta pública, livre, de boa fé e informada. 

Em agosto, estivemos defendendo nossas infâncias - a primeira infância no Seminário do Pacto da Primeira Infância ... "Escuta Culturalmente adequada" - o que já colocamos em prática a alguns anos ... desde o Brasil Cigano de 2013. 

Tivemos 3 reuniões com a relatora especial da ONU para Direitos Humanos... em Brasília, na Bahia e no Rio de Janeiro;

Leda Oliveira/AMSK/Bahia com a relatora da ONU

Em agosto a reunião do relatório de participação na "Saúde da Família" - Guadalupe/Rio de Janeiro. Momentos raros de felicidade e concretude ... O Sal da Terra seguiu adiante, apesar da violência e da ignorância ... A luta por vacinas, atendimento humanizado e acolhimento das inúmeras demandas é real e pode acontecer. Dignidade menstrual e direito ao parto também foram postos. O direito as creches ... presente.

a luta por creches/RJ

Saúde humanizada/Guadalupe RJ

Elisabete Martinho/AMSK RJ

Montamos o novo molde do curso de Controle e participação Social - Urgência na pauta e concretizamos a aplicação do nosso modelo de participação - um sucesso. Hoje temos 6 bolsa (custeadas pela AMSK/Brasil) em andamento, entre bacharelado, licenciatura, mestrado, MBA e especialização. Apoio a Pós Doutorado e acompanhamento de duas mestrandas ...

O Dosta/Basta - participou de reuniões para se fortalecer e fortalecer nossas mulheres, no combate a violência de gênero, a Ciganofobia e a rromafobia. Proteger, dar entendimento e construir agendas de informação são fundamentais. O apoio emocional e o combate a violência das mídias sociais. Foram 10 reuniões ao todo, entre específicas, internas, internacionais e jurídicas.

Em agosto acompanhamos com muito respeito a exposição do fotógrafo Koudelka Ciganos, Praga 1968, Exílios  no IMS Paulista - Instituto Sales Moreira em SP. Um misto de gratidão pelo registro inédito, um pouco de choro e nostalgia - muita imersão em diversas identidades familiares.


 Apareceu uma Política sem Consulta ... sem recurso. Sem números... fotografias e realidades são coisas que precisam ser analisadas com cautela. 

Agosto nos mostrou mais realidades ainda ... muitas. Surpresas boas, laços de superação, reconhecimento e amizade. 

A gente segue trabalhando ... realidade, não fantasias/não estereótipos.
Um passo de cada vez