Parabéns AMSK! Pelos 15 anos em defesa dos direitos humanos do Povo Romani

 


Completam-se 15 anos em defesa da dignidade da pessoa humana, principalmente a defesa dos direitos humanos do Povo Romani.

A AMSK/Brasil neste período de 15 anos de institucionalização vem promovendo estudos e pesquisas, publicações on line, seminários, cursos, oficinas, palestras, e a participação social ativa em espaços democráticos de discussão das políticas públicas setoriais e de direitos. Apresentando dados e informações sobre as pessoas étnicas pertencentes ao Povo Romani. Pois, somente com argumentos, pautados em informação qualificada, podemos alcançar resultados no combate a rromafobia, o anticiganismo, o preconceito e a discriminação.

Nascemos pelo pedido da fundadora Dona Fia – Maylê Fia, numa mesa onde se sentavam as pessoas que alí chegavam para pedir uma palavra, uma ajuda, um conforto ou mesmo para falar dos velhos tempos. Era o dia 24 de maio de 2002. Sua firmeza e sua visão do que viria pela frente, nos ajudou a encontrar parâmetros norteadores para uma agenda que segundo ela mesma dizia: “Não será fácil, tão pouco impossível. É preciso dar luz para o caminho, chega de tanta miséria e discriminação. Confio a vocês um caminho que vem sendo ignorado e solitário há muitos anos. Tenho cuidado da pobreza e ela nunca diminui, mas a ignorância também é uma forma de perpetuar a pobreza e quando plantamos uma semente, a fruta nasce. Os velhos, as mulheres e as crianças, esses são meus olhos, os olhos de Sara.

Anos mais tarde, já em 5 de janeiro de 2009, os ensinamentos e a luta dessa mulher estariam descritos na Carta de Princípios da AMSK/Brasil, juridicamente constituída.

Dias como o de hoje, para nós, nos dá a dimensão das lembranças, das expectativas e nos faz avaliar contextos e surpresas. Que venham mais 15 anos. Que cheguem trazendo irmãs e irmãos distantes, amigas e amigos cansados, sobrinhos novos.

O mais gratificante dessa jornada é constatar que a “Maylê” está na primeira referência de todos aqueles que tem caminhado conosco. “Maylê” é casa, lugar seguro, abraço apertado e acima de tudo, é leal aos seus princípios.

Somos mais que AMSK/Brasil, somos Maylê, onde quer que estejamos, onde quer que os caminhos nos levarem.

Aos parceir@s, amig@s e membr@s da AMSK/Brasil, com gratidão e respeito, agradecemos pela caminhada.

05 de janeiro de 2024.

As Fundadoras da AMSK/Brasil