FELIZ NATAL 2021

 


Car@s e querid@s amig@s,

2021 não foi fácil,

Nada fácil.

Choramos muito, não tivemos direito a tantos lutos,

Muitos passaram aperto, para morar, comer, viver e trabalhar.

Sentimos o peso do descaso de um governo que falou muita besteira e fez muito pouco na prática.

Tivemos de assistir a morte indiscriminada de muitos dos nossos em todo o mundo e lutamos pelo #VidasRomanyImportam.

Nós fizemos, por isso podemos dizer e afirmar que nos juntamos para cuidar e alimentar muitas famílias, tanto as famílias romani, como nossos irmãos e irmãs de tantas etnias.

Trabalhamos duro, para evitar tantas leis e medidas provisórias que retirassem direitos básicos dos "Assim chamados ciganos";

Muitas vezes, não dava pra ficar de bate papo, como gostaríamos, porque passamos muitas noites em claro, tentando acudir e ajudar no que dava.

Muitos da nossa equipe adoeceram pela covid 19, mas, internamente não tivemos baixas. Perdemos um pouco do sorriso, ganhamos alguns cabelos brancos a mais e envelhecemos; faz parte da vida, mas, esse ano foi atípico.

Por isso, renascer na esperança e em Cristo, voltar a vida pelos braços dos amigos, juntar forças no sorriso foi tão importante.

Aprendemos que a maior demonstração de amor nesse ano de 2021, foi ficar longe, usar máscara e literalmente dividir o pão.

Sabemos que cada um e cada uma da AMSK/Brasil fez isso com gosto, com afinco e dedicação.

Ganhamos o reconhecimento de redes internacionais e nacionais e redescobrimos um novo sentimento de resistência. Em 2021 fizemos um pacto pela vida, de não morrermos e demos conta, não foi fácil, mas conseguimos.

Estamos vivos e vivas e vamos entrar em 2022 sabendo que não será fácil, mas que, estamos prontos e prontas para superar o que vier e que venha a sastipen, mastipen e o sunakai.

Nais tumenguê a todas e a todos que resistiram a tantas notícias falsas, tristezas e dificuldades, intrigas, perdas e estiveram conosco em cada momento de aprendizagem, de carinho, de sonho e de solidariedade.

Aos nossos amigos, vida longa e que seus sonhos e desejos se realizem,

Aos nossos inimigos, a justiça, de Deus e dos Homens;

Que 2022 chegue com um novo pacto pela vida, pelo reconhecimento da nossa humanidade e o respeito por uma Rromá soberana, livre e justa.

E que Deus nos ajude e o exemplo de Sara nos acompanhe.