NOTA PÚBLICA - #VidasRomanyImportam

 A Union Romani Internacional - IRU e a Agencia OFFICE IRU/Brasil, lançaram nos dia 23 e 24 do presente mês uma nota de repúdio, alertando ao membros da séria violação de direitos humanos que culminou na morte de Stanislav Tomáš.  

#RomanyLivesImport



Seguem trechos do documento/Brasil:

A União Internacional Romani – IRU/Office Brazil, vem por meio desta, trazer a público a seriedade dos acontecimentos trágicos do dia 19 de junho de 2021, em Téplice – República Checa, e reafirmar que #VidasRomanyImportam, sendo necessário apurar todas as responsabilidades.

Stanislav Tomáš, de 46 anos, morre sob a custódia da Polícia Tcheca, dentro da ambulância, após ser detido de forma violenta (https://observador.pt/2021/06/22/morte-de-homem-sob-custodia-da-policia-na-republica-checa-comparada-ao-assassinio-de-george-floyd/) numa clara demonstração de excesso de força. https://www.youtube.com/watch?v=EtUffFxfeuY (com fortes cenas).

#VidasRomanyImportam

A IRU/Office Brazil, reforça que uma análise independente é necessária e urgente e coaduna com a fala do President of the International Romani Union – IRU, Zoran Dimov, e do chefe do Conselho Central da Alemanha Sinti e Roma, Romani Rose, de que não resta dúvidas que a ação foi repulsiva, brutal e desumana.