AMSK/Brasil participa de Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional dos Direitos Humanos na Câmara dos Deputados Federal


A Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) representada por Elisa Costa, Elisabete Martinho e Rebeca Sousa participaram da Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, promovida pela Deputada Federal Erika Kokay e o Deputado Federal Alessandro Molon, no dia 08 de dezembro, no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados Federal, Brasília, Distrito Federal.

O Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado todo dia 10 de dezembro, foi instituído em 1950, dois anos após a Organização das Nações Unidas (ONU) adotar a Declaração Universal dos Direitos Humanos como marco legal regulador das relações entre governos e pessoas. Nesse documento estão descritos os direitos básicos que garantem uma vida digna para todos os habitantes do mundo (liberdade, educação, saúde, cultura, informação, alimentação e moradia adequadas, respeito, não discriminação, entre outros).

Esse dia constitui muito mais do que uma data comemorativa. É um dia para a coletividade global relembrar que a garantia efetiva dos direitos humanos – a todos os povos e nações – requer vigilância contínua e participação coletiva. Uma data para reivindicarmos ações concretas de todos os Estados para o cumprimento dos compromissos assumidos com a garantia dos direitos civis, políticos, sociais e ambientais.

No Brasil, a dignidade humana passa pelo processo de redução dos direitos já conquistados nas políticas públicas setoriais e de direitos vigentes. A Emenda Constitucional nº 95, de 2016, que estabelece o congelamento por 20 anos nos investimentos em áreas prioritárias como educação, saúde, assistência social, agricultura, habitação, dentre outras, é a constatação de fato que, sem os recursos para aplicação das políticas públicas, maiores serão os desafios a garantia dos direitos humanos à população brasileira.

A Sessão Solene promoveu a evidência dos casos de violação dos direitos humanos existentes no país. A ativista de direitos humanos Rebeca Sousa, romi rudari, relatou os impactos sociais promovidos pela instalação de grandes obras na região norte do país.


Saiba mais. Assista a íntegra da Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. Acesse https://www.youtube.com/watch?v=W9zV-26ftx0