24 DE MAIO - DIA NACIONAL DO POVO ROM (os assim chamados ciganos)


O Dia Nacional do Cigano, 24 de maio, foi instituído por Decreto Presidencial, 25 de maio de 2006, como ação afirmativa para salvaguarda e o respeito a cultura de um povo que faz parte do processo organizativo brasileiro.

As ações da Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK) desde o ano 2009 tem se dedicado ao levantamento, sistematização e ampla divulgação de informações sobre o Povo Rom (os assim chamados ciganos) quanto as suas especificidades, tradições, necessidades, condições de vida e obstáculos enfrentados no acesso a direitos fundamentais. E tem pautado os poderes públicos brasileiro para a necessidade do fortalecimento das capacidades dos agentes públicos para interpretação dos direitos e adequação dos serviços relacionados ao atendimento dessa parcela da população brasileira.

A Secretaria de Gestão Estratégia e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS) lançou no dia 10 de novembro de 2016, a cartilha Subsídiospara o Cuidado à Saúde do Povo Cigano, elaborada pelo Departamento de Apoio à Gestão Participativa (DAGEP) da SGEP/MS, em parceria com a Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK), na geração de conhecimento ao conjunto dos trabalhadores da saúde para o desenvolvimento de ações afirmativas de Políticas de Promoção da Equidade em Saúde ao respeito a população Rom como sujeitos de direitos.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) que reúne informações socioeconômicas da família cigana de baixa renda – aquelas com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, evidencia que a busca ativa tem sido atuante, observada pela comparação do cadastro total de 1.140 em dezembro/2012, e de 4.907 em dezembro/2016, com maior concentração nos estados da Bahia, Minas Gerais e Goiás.

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí – AMSK/Brasil tem atuado na mediação entre a população Rom e os agentes públicos para contribuir na melhoria do atendimento nos serviços ofertados e direitos mais adequados ao efetivo diálogo entre culturas distintas. E neste dia 24 de maio de 2017, Dia Nacional do Povo Rom, a AMSK/Brasil reafirma sua luta pela consolidação de uma democracia plena, respaldada nos valores e tradições de forma a contribuir e efetivar as políticas públicas nos serviços públicos ofertados no país.



Saiba mais sobre a data de celebração e luta do Povo Rom: 24 de maio, Dia Nacional do Povo Cigano.