LANÇAMENTO DO FILME “ÁTICO - O MESTRE DO ARADO (BA)”

Foto: http://www.macaubenselife.com.br/2015/05/macaubas-atico-frota-vilas-boas-da-mota.html


O professor Ático Frota Vilas-Boas da Mota (Livramento do Brumado, 11 de outubro de 1928 - Macaúbas, 26 de março de 2016) foi um pesquisador, historiador, professor, folclorista, tradutor e linguista brasileiro, radicado na cidade baiana de Macaúbas, especializado na história e cultura da Romênia e dos ciganos.

No dia 25 de março de 2017, a FAUNART Produções realizou homenagem póstumas com o lançamento do filme “Ático – O Mestre do Arado (BA)”.

O filme foi produzido, filmado, concebido e editado pelo fotógrafo, documentarista e cineasta baiano J. Santos, que fez uma viagem de bicicleta de Brasília-DF até Macaúbas-BA para ir ao encontro do professor, e de lá circulou por diversas cidades da Bahia até chegar a Salvador, gravando com estudantes e também com pessoas que conheciam o professor Ático, fazendo leituras de suas poesias do livro "Alpondras", e colhendo depoimentos sobre diversas épocas de sua vida.

A trilha sonora apresenta a contribuição musical de Gereba Barreto, músico consagrado no Brasil, que acrescentou melodia ao poema Macaúbas, que é cantado no filme, bem como ao cordel composto pelo J. Santos, que aparece (um trecho) logo ao final.


Assista ao filme... Acesse https://youtu.be/z7gonEHlpJk


Maiores informações para promoção de a exibição do filme e debate sobre a temática devem contactar Leonella Pereira: leonellea@hotmail.com e J. Santos zaramanaz@hotmail.com