Pular para o conteúdo principal

CRIANÇAS E ADOLESCENTES CIGANAS, MATRIZ AFRICANA E RIBEIRINHOS PARTICIPAM DA 10ª CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

A Secretaria de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos entre os dias 24 a 29 de abril de 2016 realizou as Conferências Conjuntas de Direitos Humanos, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília – DF. Nos dias 25 a 27 de abril de 2016 realizou a 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (X CNDCA).

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) oportunizou a um grupo de 10 crianças e adolescentes pertencentes a comunidades tradicionais de matriz africana, ribeirinhos e do povo romani (cigano) originárias dos grupos Calon, Rom Boyasha e Rom Lovara, acompanhadas por seus responsáveis, e sob a coordenação da AMSK/Brasil, pela primeira vez participassem de um espaço de diálogo para construção de políticas públicas nacional de direitos humanos dos direitos da criança e do adolescente.

A X CNDCA contou com o desenvolvimento de metodologias didáticas-pedagógicas que propiciaram as crianças e aos adolescentes elaborarem propostas para o fortalecimento da sua participação e representatividade nos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente no âmbito federal, estadual e municipal. Estas metodologias promoveram a interação e o intercâmbio de conhecimentos entre as crianças e adolescentes dos variados segmentos da sociedade brasileira, principalmente aos grupos de pertença de povos e comunidades tradicionais que falaram sobre sua realidade de vida, sua cultura, e defenderam seus direitos, bem como rompeu a barreira do desconhecimento e do preconceito.



O grupo de crianças, adolescentes e adultos pertencentes a matriz africana, ribeirinhos e romani, promoveram o intercâmbio de informações sobre suas culturas durante a conferência sensibilizando os demais participantes para o respeito a diversidade étnica-racial do nosso país, resultando no encaminhamento para avaliação na plenária final da X CNDCA, a Moção de Apoio aos Povos e Comunidades Tradicionais, sendo aprovada por unanimidade.

Foto: Rede da Infância
As crianças participaram de atividades elaboradas por metodologia didática-pedagógica que propiciou a construção de suas propostas expressadas na arte do mosaico. O resultado do trabalho foi apresentado para avaliação na plenária final da X CNDCA, aprovada por unanimidade. Estas propostas foram entregues a Presidenta Dilma Rousseff por um grupo de 7 crianças, dentre elas um pertencente ao povo cigano e outro de matriz africana., no dia 27 de abril, na abertura da Conferência Nacional dos Direitos Humanos.

Foto: Roberto Stuckert Filho
Foto: Roberto Stuckert Filho
Propostas das crianças entregue a Presidenta Dilma Rousseff
O resultado a participação das 10 crianças e adolescentes pertencentes a comunidades de matriz africana, ribeirinhos e povo romani (ciganos) foi a iniciativa delas e dos seus responsáveis de fazer a divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com a entrega de um exemplar as professoras e professores de suas escolas, momento em que os educadores deram a oportunidade a essas crianças e adolescentes de socializarem sua experiência na X CNDCA aos demais alunas/os do estabelecimento escolar.

A AMSK/Brasil considera importante que as conselheiras/os dos Conselhos de Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), dos Conselhos Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) desenvolvam ações para o fortalecimento da participação e representatividade da população pertencente a povos e comunidades tradicionais nos espaços de discussão e elaboração de políticas públicas de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.


Saiba mais sobre a 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Acesse...

Educomunicadores da X CNDCA


Crianças têm Grupo de Trabalho e levarão propostas para a Plenária Final (foto Paula Froes)

Crianças participam de conferência e entregam propostas à presidenta Dilma Rousseff

Crianças que participaram da X Conferência dos Direitos da Criança e Adolescente tem suas propostas aprovadas e entregues à Presidenta Dilma Rousseff

Jovens ampliam presença na Conferência da Criança e do Adolescente

Flickr da X CNDCA

Postagens mais visitadas deste blog

DOSTA/BASTA - COMUNICADO PÚBLICO - #VidasRomanyImportam

 " Ciganos Matam" "Ciganos executam dois policiais" "Ciganos reagem e são socorridos" "Ciganos morrem em confronto com a polícia" Policiais recebem menção de "Elogio" pelo auto de resistência de três ciganos ...  Vitória da Conquista 29 de julho de 2021. Total de "Ciganos Mortos: 8" Justiça ou vingança? Do dia 13 de julho de 2021 até o dia 30 de julho de 2021 - Oito irmãos de uma mesma família foram mortos em confronto com a polícia. Dizemos 8, porque ninguém quer se responsabilizar por Moraes (13 anos), executado no dia 14/07/2021, em uma farmácia no centro da cidade de Vitória da Conquista/BA. Nesta semana última, as falas são sobre pacificação. Falas das mais variadas autoridades.    Pacificar sobre tantos corpos?  Vivos ou mortos? A coisa já virou, já foi ... já estão mortos ...  Respondemos. Impacientes, tristes, confusos, acuados e com medo. Poderíamos falar de mais uma morte, uma que ninguém fala, que não aparece. Da m

Porrajmos – Holocausto Cigano

Porrajmos – Holocausto Cigano Uma fala de Juan de Dios para todas as datas, tristes e doloridas, que mancham o Povo romani https://www.youtube.com/watch?v=UFC2EH1WG_w ( herança ou maldição? Pura ignorância ou empobrecimento?) O fato é que muitos de nós, não conhece a própria história... Separatismo, segregação racial, racismo... Racismo é a convicção sobre a superioridade de determinadas raças , com base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano. Consiste em uma atitude depreciativa baseada em critérios próprios, abusivos, arrogantes e tendenciosos em relação a algum grupo social ou étnico. Racismo   é uma maneira de discriminar as pessoas baseada em motivos raciais, cor da pele ou outras características físicas, de tal forma que umas se consideram superiores a outras. Portanto, o racismo tem como finalidade intencional (ou como resultado) a diminuição ou a anulação dos direitos h

FORUM DIREITOS DOS CIGANOS

Participar é preciso, mas, dialogar é extremamente necessário. As construções são feitas com encontros sérios e pautados em histórias reais, portanto, a participação de todos e a colocação exata das aflições e problemas com os quais o cotidiano do povo ciano é submetido, deve ser posto na mesa e discutido. Só assim se pode avançar. Apoiar idéias boas, significa ajudar a construir um mundo melhor. Divulgue você também. Inscrições: dromlachon@gmail.com AMSK/Brasil