Pular para o conteúdo principal

POVO CIGANO - ACESSO HUMANIZADO É NO SUS



O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lançou esta manhã, na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Vitória (ES), o cartaz que estimula e orienta os profissionais de saúde sobre o direito da população cigana ao atendimento humanizado em qualquer unidade pública de saúde, sem a necessidade de comprovação de endereço fixo, conforme a Portaria MS 940/2011.

 Foto lançamento.

O Ministro da Saúde, lançou hoje (02/06/2014) pela manhã o cartaz dos Povos Ciganos, em um dos eventos mais importantes do Sistema Único de Saúde, o Congresso Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, que reúne os gestores de saúde de todos os municípios brasileiros. "Esta decisão do Gabinete do Ministro é bastante importante, pois este lançamento sensibilizará inúmeros gestores e profissionais de saúde do país e quem sabe assim a gente que trabalha para dar visibilidade a pasta junto ao Ministério da Saúde, consiga melhorar o atendimento da população cigana nos serviços públicos de saúde".  Nos relata uma fonte do MS.

De fato, campanhas como essa, fazem com que a pauta entre de fato na vista dos municípios e gestores, partindo do princípio que um dos maiores problemas hoje, em relação a saúde da população cigana se encontra na falta de informação, na informação equivocada e na inexistência de ações que deem visibilidade a questão específica dos povos Romani - os assim chamados ciganos no Brasil.

Parabéns ao trabalho cuidadoso da equipe do Ministério da Saúde. É o SUS abrindo seus braços para acolher seus irmãos e irmãs de etnia romani (ciganos).
A carência em relação a aplicabilidade de ações efetivas para a população cigana é tão alta, que a AMSK/Brasil apoia esse tipo de ação, com todo respeito e todo carinho. A valorização das famílias de etnia romani (ciganas) no Brasil, passa pelo reconhecimento público e ações efetivas. Falta muita coisa ainda, mas quando caminhamos juntos, as coisas acontecem.

AMSK/Brasil

Postagens mais visitadas deste blog

DOSTA/BASTA - COMUNICADO PÚBLICO - #VidasRomanyImportam

 " Ciganos Matam" "Ciganos executam dois policiais" "Ciganos reagem e são socorridos" "Ciganos morrem em confronto com a polícia" Policiais recebem menção de "Elogio" pelo auto de resistência de três ciganos ...  Vitória da Conquista 29 de julho de 2021. Total de "Ciganos Mortos: 8" Justiça ou vingança? Do dia 13 de julho de 2021 até o dia 30 de julho de 2021 - Oito irmãos de uma mesma família foram mortos em confronto com a polícia. Dizemos 8, porque ninguém quer se responsabilizar por Moraes (13 anos), executado no dia 14/07/2021, em uma farmácia no centro da cidade de Vitória da Conquista/BA. Nesta semana última, as falas são sobre pacificação. Falas das mais variadas autoridades.    Pacificar sobre tantos corpos?  Vivos ou mortos? A coisa já virou, já foi ... já estão mortos ...  Respondemos. Impacientes, tristes, confusos, acuados e com medo. Poderíamos falar de mais uma morte, uma que ninguém fala, que não aparece. Da m

Porrajmos – Holocausto Cigano

Porrajmos – Holocausto Cigano Uma fala de Juan de Dios para todas as datas, tristes e doloridas, que mancham o Povo romani https://www.youtube.com/watch?v=UFC2EH1WG_w ( herança ou maldição? Pura ignorância ou empobrecimento?) O fato é que muitos de nós, não conhece a própria história... Separatismo, segregação racial, racismo... Racismo é a convicção sobre a superioridade de determinadas raças , com base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano. Consiste em uma atitude depreciativa baseada em critérios próprios, abusivos, arrogantes e tendenciosos em relação a algum grupo social ou étnico. Racismo   é uma maneira de discriminar as pessoas baseada em motivos raciais, cor da pele ou outras características físicas, de tal forma que umas se consideram superiores a outras. Portanto, o racismo tem como finalidade intencional (ou como resultado) a diminuição ou a anulação dos direitos h

FORUM DIREITOS DOS CIGANOS

Participar é preciso, mas, dialogar é extremamente necessário. As construções são feitas com encontros sérios e pautados em histórias reais, portanto, a participação de todos e a colocação exata das aflições e problemas com os quais o cotidiano do povo ciano é submetido, deve ser posto na mesa e discutido. Só assim se pode avançar. Apoiar idéias boas, significa ajudar a construir um mundo melhor. Divulgue você também. Inscrições: dromlachon@gmail.com AMSK/Brasil