Mapa da Memória Romani nas Américas

 


No dia 8 de abril, Dia Internacional do Povo Romani – The International Roma Day – será lançado o Mapa da Memória Romani nas Américas. O Mapa faz parte dos esforços do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) no combate ao anticiganismo e pela construção de políticas de memória.

É um projeto colaborativo, resultado das contribuições e do envolvimento de pessoas romanis, organizações civis romanis e pró-romanis, defensores dos direitos humanos, acadêmicos, servidores públicos e outros membros da sociedade.

Os principais objetivos desse projeto são:

·  Incentivar a criação de espaços públicos e privados de memória romani ou a promoção dos já existentes, com o objetivo de, entre outras coisas, reconstruir e dar um novo significado à memória apagada;

·    Incentivar a inclusão da memória romani nas histórias/narrativas nacionais;

·  Promover a expansão da informação pública sobre o Povo Romani, incluindo a produção de dados desagregados com o objetivo de apoiar a implementação dos ODS no que se refere à comunidade; e promover o monitoramento das falhas na implementação efetiva dos direitos humanos dos romanis empreendida pelos Estados, levando em conta aspectos de gênero e interseccionalidade.

·    Promover a pesquisa acadêmica ou informal sobre o Povo Romani nas Américas, com a participação e a liderança de acadêmicos e especialistas pertencentes a este grupo.

·  Promover a conscientização e o reconhecimento, no espaço interamericano, do anticiganismo como uma forma específica de racismo contra o Povo Romani.

·    Promover políticas públicas de memória para o Povo Romani nas Américas.

·  Promover o reconhecimento oficial de datas específicas para o Povo Romani e suas respectivas comemorações em nível nacional, como 8 de abril, Dia Internacional do Povo Romani, e 2 de agosto, Dia Internacional do Holocausto Rom e Sinti (Samudaripen).

No dia 8 de abril, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) relança uma nova chamada para contribuição e convidamos a todos a enviar propostas de Pontos de Memória para o mapa. O novo prazo para o envio das contribuições é até o dia 15 de junho de 2024. Acesse...  chamada para contribuição

Saiba mais... Acesse o Website da AMSK/Brasil

Acompanhe as Notícias do ACNUDH...