Na bister rromale #JamaisEsquecer

 


Em memória ao Dia Internacional das Vítimas do Holocausto – 27 de janeiro.

Era tarde do dia 27 de janeiro de 1945 ...

Há 78 anos, o Exército Vermelho libertava Auschwitz, na Polônia, o maior e mais terrível campo de concentração nazista onde milhares de Roma e Sinte foram exterminados.

Na Polônia ocupada, além dos campos de extermínio, sabe-se de cerca de 180 locais de massacres. Também na Iugoslávia e URSS, "a maioria das vítimas não foi assassinada em campos, mas sim fuzilada imediatamente".

Na Boêmia e Morávia (hoje República Tcheca) ocupadas, os de etnia nômade (Roma e Sinti) eram confinados nos campos de Lety e Hodonin, antes da deportação para Auschwitz. Na Croácia, Jasenovac era "um campo especialmente cruel, em que muitos foram espancados até a morte".

Voices of the Victims.

Os estudos atuais e o rompimento do silencio por parte da nova geração de Roma e Sinte, indicam que para além dos mais de 500 mil mortos, esse número pode chegar a 2 milhões.

Mais recentemente, a historiografia também inclui as demais vítimas do nazismo no conceito de Holocausto: 1,5 milhão de opositores políticos (sobretudo comunistas e social-democratas), 3 milhões de prisioneiros de guerra, 20 milhões de russos (centenas desses incluídos na categoria de inimigos políticos e prisioneiros de guerra), 600 mil sérvios, 200 mil poloneses, 200 mil maçons, 70 mil deficientes físicos e mentais, 15 mil homossexuais, 5 mil testemunhas de Jeová, além dos denominados "a-sociais" e dos negros.

Hoje, 27 de janeiro de 2023, 78 anos após a libertação do pior e mais sanguinário campo de concentração nazista, três (3) questões nos vem à mente:

ü  #NãoEsquecer para que não se repita

ü  As falas de ódio, a transformação em fetiche e a deturpação da história ainda continuam e depende de nós combater a negação da nossa cultura

ü  Amen Sam Roma.

 

#NaBisterRomale


 

#EuMeLembro