ROMANÊS - 5 de Novembro. Dia Mundial do Idioma Romaní



“I řomani čhib si jekh but purani, patjivali, barvali taj zorali čhib.

Odoleske, ma bistren la: kon bistrel la, bistrel pes”. JP/Indian

💦💦

"A língua cigana é uma língua muito antiga, nobre, rica e forte.

Portanto, não o esqueçam: quem o esquecer, esquece-se a si próprio". Tradução AMSK/Brasil


Conferencia General - 38º Reunião - Paris - 2015/UNESCO

Partes do documento:

(Tradução para o Português: AMSK/Brasil)

A iniciativa de proclamar o Dia Mundial da Língua Romani como património protegido pela UNESCO foi lançada pela Associação para a Educação dos Romani na República da Croácia "Kali Sara", a que se juntaram outras associações e organizações croatas Romanie.

Ao apresentar o projeto do Dia Mundial da Língua Romani procurámos resumir longos anos de trabalho para o reconhecimento da língua Romani como um elemento importante para a identidade e igualdade da comunidade Romani na Croácia e em todo o mundo. Também delineámos o trabalho científico e especializado que está a ser realizado sobre a normalização e codificação do Romanês, cuja autenticidade começou a diminuir com cada nova geração de Romani. Com a proclamação do Dia Mundial da Língua Cigana e a realização regular do simpósio internacional da língua Romani, conseguimos, pelo menos em certa medida, pôr fim a este processo. Estamos a encorajar e a ajudar a jovem geração Romani a aprender a sua língua materna em instituições educacionais, e não apenas através dos seus pais.

A proclamação pela UNESCO do Dia Mundial da Língua Romani constituirá mais um incentivo para que os países com uma população Romani considerável se envolvam mais na resolução deste problema. Os Romani nunca tiveram uma pátria própria. Sempre migraram e procuraram uma vida melhor. Nas palavras de Czeslaw Milosz, "a língua é a nossa única pátria". 

Ao proclamar o Dia Mundial da Língua Romani, a UNESCO expressará claramente que o romani faz parte do património cultural e da riqueza cultural do mundo e que, como tal, deve ser preservado. Os Romani têm um passado assim como um presente, mas para ter um futuro, precisam do apoio de todos nós, especialmente da UNESCO. A UNESCO, fundada há 70 anos, construiu uma paz duradoura com base na solidariedade moral e na compreensão intelectual da humanidade, através da proteção do património e do apoio à diversidade cultural. Acreditamos que a língua Romani pode fazer parte deste processo.

 💦💦

AMSK/Brasil