EM DEFESA DA DEMOCRACIA BRASILEIRA

 


Neste 7 de setembro de 2021 que há 27 anos comemoramos o “Grito dos Excluídos”, assistimos o “Berro dos Excludentes”, em um país que retorna ao mapa da fome, ponto em prática a necropolítica.

É deplorável o que está em curso político no Brasil. O evidente golpe a democracia, a liberdade e a vida de nós brasileiras(os).

Hoje ouvimos atentamente a sequência de ameaças as instituições do poder judiciário e legislativo do país que fere o disposto na Constituição brasileira. Lamentavelmente, palavras pronunciadas por aquele que ocupa a Magistratura maior, a Presidência da República, função que atrai o dever de pacificação, de prestigiar o equilíbrio entre os poderes, de respeito às instituições, de promover o diálogo político e de representar o povo brasileiro nas suas garantias, direitos e obrigações governamentais.

Expressamos nosso total repúdio a essa prática de incitação ao público contra o poder judiciário e legislativo. Pois, é a mesma trajetória registrada na história de ditadores que enganaram as pessoas em prol do nacionalismo, com falas anticomunista, antiliberalismo, e oposição as idéias de lutas de classes.

Não podemos permitir que às garantias de vida, a dignidade humana e ambiental sejam suprimidos pelo fascismo ou por atos antidemocráticos.

É comida no prato e vacina no braço. Educação e respeito a pessoa humana.

Assim, reafirmamos nossa defesa da democracia, da Constituição Federal de 1988 e dos processos nela previstos, tais como a iniciativa de plebiscitos populares em defesa do patrimônio público e das políticas públicas, os processos de investigação parlamentar e judicial e, de modo especial, as eleições livres e transparentes, realizadas por meio de processos que considerem a diversidade de gênero, etnia e classe social, da forma como são definidas pelos organismos constitucionais competentes.

#PorrajmosNuncaMais

#DostaBasta

#EleNãoFacismoNão