PHEJALE, POEMA DE VORIA STEFANOVSKY

Neste 8M levantamos a voz com um poema de Voria Stefanovsky em homenagem às romnia que vieram antes, às que virão e por quem somos, juntas e únicas. Dedicado especialmente à querida phej, phrala Elisa.

Phejale, irmandade e força que vem de existirmos fortes, construindo os espaços para sermos quem somos e viver as verdades das nossas raízes. Cortando os ventos, irmãs.

Voria Stefanovsky é doutora e mestre em literatura pela Universidade de Brasília, UnB. Graduada em Letras e Jornalismo, com especialização em Direitos Humanos , sua Tese de doutorado "Juncos ao Vento: Literatura e Identidade Romani (Cigana)" recebeu o prêmio de melhor tese de literatura de 2016 pela Universidade de Brasília. Pesquisadora com artigos publicados na área da literatura romani, gênero e mulheres ciganas, estudos e identidade romani. Mulher romani sinti e ativista foi considerada a primeira romni a defender um doutorado na América Latina. Membro do grupo de pesquisa Mnemosyne para Estudos da Memória da Universidade de Brasília, Brasil, diretora do Observatório Gitano e do Observatório de Mujeres Gitanas - Argentina.

Nômade até os 15 anos, aos 10 foi vítima de ato racista sob a alegação de ter sido roubada pelos ciganos de circo de sua família, violentamente afastada do convívio familiar por quase dois anos, recebe documentos e também um nome estranho, Paula.

Saiba mais....

Proyecto Voces Romanies

La memoria de quienes somos y quienes vivieron antes de nosotras.

El proyecto "Voces Romanies" está centrado en la elaboración de contenido y materiales a partir de nuestras miradas, construyendo una narrativa de voz propia. Preferiblemente con base en autoras y referentes romnis y siempre hecho con protagonismo de las mujeres gitanas involucradas. Algunos videos resultantes de este trabajo están disponibles en nuestro canal de Youtube, divulgamos por allí también nuestros eventos online, cursos y exposiciones de nuestros materiales

Contacto:

observatorioromi@gmail.com

@observatorioromi

https://www.facebook.com/observatorio...​