OPRÊ ROMNIALE! NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS.

 


Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o Ano Internacional da Mulher como reconhecimento a luta dos movimentos feministas por direitos a igualdade no trabalho e melhores condições de vida. A data 8 de março foi adotada e oficializada em 1977 como o Dia Internacional da Mulher.

Embora o 8 de março tenha como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das Mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas, em 2021, ainda se evidencia a eficiência limitada da ONU em promover ações efetivas na defesa, no reconhecimento e garantia dos direitos das Mulheres Romani. E por conseguinte a manutenção da invisibilidade desses mesmos direitos pelos Estados Membros da Organização das Nações Unidas.

É urgente que uma vigília mundial de direitos se faça e que reconheça a realidade das nossas Mulheres. Quantas gerações teremos de perder para o silêncio das que podem falar?

Nada sobre Nós, sem Nós!

Se não querem nos ouvir, Nós Mulheres Romani rompemos o silêncio e soltamos a nossa voz dizendo:

DOSTA / BASTA! Levantamos a nossa voz como Mulheres cidadãs contra as instituições, administrações e organizações, nacionais e internacionais que perpetuam um modelo racista e colonialista, de subordinação sobre os nossos corpos e identidades. Denunciamos as redes que amparam, sustentam e perpetuam sistemas de domínio e opressão para obter lucros da pobreza, da ignorância e da miséria de muitos do nosso povo.

DOSTA / BASTA ao preconceito, a discriminação, ao racismo e a romafobia contra as Mulheres, meninas em todas as suas fases geracionais.

DOSTA / BASTA a todas as formas de violência contra as Mulheres.

Assim, orgulhamo-nos de contar entre as nossas fileiras, Mulheres feministas que partilham os nossos sonhos e desejos, que nos acompanham na luta pelos nossos direitos. Nos juntamos a caminhada deste momento histórico para reafirmar, que nós, Mulheres Romani, não mais seremos invisíveis e nem teremos os nossos pensamentos e ações invisibilizadas.

OPRÊ ROMNIALE!