PROJETO KALINKA, LESHJAE, E CIRCO BELÔ NA 10ª CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (X CNDCA)

Foto: Paula Froes
A programação cultural da 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente contou com o espetáculo Projeto Kalinka, Leshjae e Circô Belô, sob a coordenação da professora Lucimara Cavalcante da AMSK/Brasil, realizado no dia 26 de abril de 2016, às 13:00h, no Palco 3 do piso 1, do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília - DF.

O show de danças, músicas e arte circense oportunizou ao público conhecer a história dos povos romani (ciganos) e matriz africana, e da arte circense promovendo emoção, interação, confraternização e o respeito a diversidade cultural.

A apresentação do espetáculo ficou por conta do Projeto Kalinka, sob a coordenação da professora Lucimara Cavalcante que interagiu o público com os contos, cantos, e encantos das danças, músicas e acrobacias apresentadas pelos grupos culturais.

O evento iniciou com a apresentação da expressão cultural da Casa de Cultura Ilé Asé d’Osoguiã, representada por Renato Bonfim, Pedro, Lucas e Rafael que propiciaram ao público conhecer a história e os cantos aos orixás Oxalá e Oxum. Momento de agradecimento, paz e confraternização.


A música do grupo Leshjae, sob coordenação de Anne Kellen e José Ruiter, contaram a história do povo romani com a interpretação dos ritmos da Macedônia, Rússia, Hungria e Espanha. A dançarina Karolina Cerqueira encantou o público com os passos e gestos da dança romani da Macedônia.

O momento contou com a apresentação das danças ciganas pela professora Lucimara Cavalcante da AMSK/Brasil, Anne Kellen (Romi Lovara) do Leshjae, Janete Soares (Calin), e pelos Rom Boyasha e Kaldarash, Edison Rocchi e Daniel Rocchi.





E a percussão de derbake da artista Suria, uma pessoa com deficiência visual atuante na defesa dos direitos humanos LGBT que emocionou o público com os ritmos baladi, maksum e said.
Foto: Paula Froes

O Circo Belô, coordenado pelo professor Moisés Barbosa Costa, oportunizou ao público conhecer a história da arte circense e se encantar com as acrobacias coletivas apresentadas por Patrick, Laryssa, Ariel, Ingrid e Vitor. Encerrando o espetáculo com muita alegria.

Foto: Paula Froes


A AMSK/Brasil agradece ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e a Comissão Organizadora da Produção Cultural das Conferências Conjuntas de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos pela oportunidade de divulgação da expressão cultural dos romani (ciganos), matriz africana e dos circenses.

Saiba mais sobre a 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Acesse...

Educomunicadores da X CNDCA

A Conferência, a democracia participativa e o protagonismo infantojuvenil 

Flickr da X CNDCA