SEMINÁRIO DIREITOS HUMANOS E POVOS CIGANOS NO DISTRITO FEDERAL


O Núcleo de Enfrentamento à Discriminação da Coordenação dos Núcleos de Direitos Humanos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (NED/CNDH/MPDFT), em parceria com a Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) e organismos do Governo do Distrito Federal, realizou no dia 26 de outubro, o Seminário Direitos Humanos e Povos Ciganos no Distrito Federal com o objetivo de fortalecer as capacidades das/os gestoras/es e servidoras/es públicos do poder executivo, legislativo e judiciário, a fim de desenvolver ações afirmativas permanentes que contribuam para a formação de cultura de respeito, ética e solidariedade entre a população de etnia romani e os demais grupos sociais.


A AMSK/Brasil agradece a todas e todos que contribuíram pelo êxito do evento. Em especial (i) ao Promotor de Justiça, Thiago André Pierobom de Ávila, Coordenador dos Núcleos de Direitos Humanos do MPDFT, e a Kássia Zinato, do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação, pela oportunidade de promover o conhecimento sobre as questões afetas aos povos romani quanto a enfrentamentos ao racismo e a violações dos direitos humanos; e (ii) a Profa. Priscila Paz Godoy pelo resultado dos seus estudos e pesquisa como contribuição a elaboração de ações afirmativas de combate ao racismo, ao preconceito e a discriminação.

O evento oportunizou a difusão de dados e informações pautados na realidade de vida dos romani, e também propiciou o conhecimento da diversidade das expressões culturais (idioma, música, dança, artesanato, e culinária) dessa população com a apresentação do vídeo educativo do Projeto Kalinka da AMSK/Brasil.




O Programa Cozinha dos Vurdóns da AMSK/Brasil promoveu aos participantes a degustação das comidas típicas e do Tcháio Romanô (chá cigano).



Como lembrança do acontecimento a AMSK/Brasil disponibilizou aos participantes a publicação Datas de Celebração e Luta pelos Direitos dos Povos Romani (Ciganos) com a finalidade de disseminar informação sobre a história dessa população. E a informação é um instrumento fundamental para superação do preconceito, do racismo e da discriminação.


Acesse...

Direitos dos povos ciganos são debatidos no MPDFT 

Ministério Público do DF debate direitos dos povos ciganos