Pular para o conteúdo principal

FATOS IMPORTANTES



Prezados,

Durante os messes de Julho à Setembro de 2014, a AMSK participou de várias atividades de grande relevância nacional para o avanço da pauta cigana.

A construção dessa identidade é bastante distorcida pela enorme influencia de estereótipo que ainda são praticados e usados no Brasil, assim sendo, sempre vale o esforço para tentar ajudar sempre que nos é solicitado. E mais uma vez, o sucesso do Projeto Kalinka.



O FREPOP aconteceu em Lagarto/SE, entre os dias 22 à 25 de julho de 2014. Realmente foi imensamente prazeroso para a AMSK levar a Oficina do Projeto Kalinka, foram mais de 70 participantes e durou aproximadamente 2hs.






 A troca de informação sempre proporciona um salutar engajamento com outros estados e com outras realidades do cotidiano. Assim sendo, rompemos mais uma construção, seguindo o trabalho de participação do Grupo de Alagoas, no qual ressaltamos a participação de Anne Kellen e Ruiter em edições anteriores.






A pauta em questão foi de extrema importância, rendendo vários envolvimentos e vários descobrimentos. Rendeu Cordel para os Ciganos, Educação Popular em Saúde e também um diálogo franco sobre perseguição na América Latina; de fato avançamos.

 Poder reencontrar Anita Freire é sempre um grande prazer.


Um carinhoso abraço aos amigos do Chile, Uruguai, Cuba e Itália. Muitos encontros ainda virão, de fato já temos agenda para dezembro/2014 e janeiro/2015.

De 8 a 9 de agosto em Trindade/GO, com os Pastores Igor e Pastor Mile, uma amizade que nos dá muito orgulho. Direções e não problemas, essa é a diferença.



Dias 05 á 07 de setembro, INAUGURAÇÃO DA Igreja Evangélica Comunidade Cigana – de Aparecida de Goiânia/GO. O Pastor Mile de fato, era o homem mais feliz por lá. Nessa construção, a preservação da Língua, os avanços das questões em direitos humanos e outros, foram presentes em todas as conversas.




De Garibaldi, de Minas, São Paulo e de toda a região sul, mais de 50 famílias reunidas.

tem mais.... segue no próximo ...

AMSK/Brasil


Postagens mais visitadas deste blog

24 DE MAIO - DIA NACIONAL DO POVO ROM (os assim chamados ciganos)

O Dia Nacional do Cigano, 24 de maio, foi instituído por Decreto Presidencial, 25 de maio de 2006, como ação afirmativa para salvaguarda e o respeito a cultura de um povo que faz parte do processo organizativo brasileiro.
As ações da Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK) desde o ano 2009 tem se dedicado ao levantamento, sistematização e ampla divulgação de informações sobre o Povo Rom (os assim chamados ciganos) quanto as suas especificidades, tradições, necessidades, condições de vida e obstáculos enfrentados no acesso a direitos fundamentais. E tem pautado os poderes públicos brasileiro para a necessidade do fortalecimento das capacidades dos agentes públicos para interpretação dos direitos e adequação dos serviços relacionados ao atendimento dessa parcela da população brasileira.
A Secretaria de Gestão Estratégia e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS) lançou no dia 10 de novembro de 2016, a cartilha Subsídiospara o Cuidado à Saúde do Povo Cigano, elaborada pelo De…

RNPI MANTEM A LUTA EM DEFESA DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Carta aberta ao Ministério dos Direitos Humanos sobre Recomendações ao Brasil feitas no III Ciclo do Mecanismo de Revisão Periódica Universal (RPU) 
A REDE NACIONAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA, articulação nacional de organizações governamentais e não-governamentais, comprometida com a defesa e promoção dos direitos das crianças de zero a seis anos de idade, analisando as Recomendações do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas vem expor e requerer o seguinte: 
1. A Revisão Periódica Universal (RPU), criada pela Assembleia Geral da ONU em 15 de março de 2006, pela Resolução 60/251, é importante instrumento para que os 193 Estados membros das Nações Unidas, de forma cooperativa, avancem no cumprimento de suas obrigações de direitos humanos; 
2. Conforme preconiza o artigo 227 da Constituição Federal de 1988, compete à família, a sociedade e ao poder público a proteção integral de crianças e adolescentes no Brasil, além de consagrar nesta Carta Política outras garantias fundamentais como a…

INFORMATIVO ATENDIMENTO A POVOS CIGANOS NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SUAS

Como desdobramento da Oficina “SUAS e o atendimento a Povos Ciganos”, realizada no dia 28 de junho de 2017, a Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social (SNAS/MDS) lança o Informativo “Atendimento a Povos Ciganos no SUAS”com o objetivo de subsidiar os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no atendimento adequado aos Povos Ciganos, respeitando suas tradições e cultura. Conhecer um pouco das especificidades dos Povos Ciganos auxilia no combate à discriminação, preconceito e racismo institucional, propiciando maior visibilidade a este povo e garantindo o acesso a benefícios, serviços e direitos.
O documento é resultado do trabalho realizado pelo Departamento de Proteção Social Básica da SNAS/MDS com a colaboração da Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil). Fomentar a aplicação da política pública de assistência social para o Povo Rom – os assim chamados ciganos – no país. 
A AMSK/Brasil agradece a todas/os do Povo …