PROFESSORES PARTICIPAM DE CURSO SOBRE A CULTURA CIGANA EM MARINGÁ

PROFESSORES PARTICIPAM DE CURSO SOBRE A CULTURA CIGANA EM MARINGÁ

  Aconteceu no dia 15 de abril, no Auditório do Instituto Estadual de Educação de Maringá o Curso “Os assim chamados ciganos”, destinado aos professores das escolas estaduais de Maringá e Região.

 Participaram da abertura a Diretora do IEEM, prof.ª Neide Gomes Clemente, a Assistente Técnica do NRE de Maringá, prof.ª Maria Marlene A. G. Mochi, o Presidente da Associação de apoio integral aos Ciganos, Sr. Igor Shimura, a representante do DEDI/SEED, a prof.ª Denise Carvalho, o Presidente da Associação de Preservação da Cultura Cigana(APRECI/PR), o Sr. Claudio Domingos Lovanovitchi e sua esposa Neiva Camargo.
O evento é uma realização do DEDI/SEED, com a participação do NRE de Maringá e tem como objetivo valorizar a identidade, a história, a arte e a cultura das diferentes etnias que integram o povo Romani nos espaços escolares. A programação contemplou apresentação de teatro intitulada "Os assim chamados ciganos”, danças, oficina e palestra “Sujeitos da Diversidade”.

Claudio e Neiva são os produtores, atores e diretores do evento, sendo ambos ciganos, conseguem esclarecer e informar de maneira clara e objetiva, fazendo com que os participantes se sintam a vontade para expor suas impressões sobre essa cultura, impressões estas baseadas, quase sempre, em mitos e medos....continua.http://www.nre.seed.pr.gov.br/maringa/modules/noticias/article.php?storyid=1240

AMSK/Brasil