Análise dos dados do Programa Bolsa Família, Pessoa Idosa, segundo a Faixa de Renda Familiar Per Capta, janeiro 2024

 

Os números de registros no Cadastro Único para Programas Sociais de pessoas idosas que se autodeclaram pertencer a Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTE), marcação família cigana, mês de referência janeiro de 2024, são indicadores que permitem conhecer a realidade socioeconômica dessa parcela da população étnica brasileira.

Os dados Total Brasil registrados no Cadastro Único para Programas Sociais, conforme a faixa de renda familiar per capta (Pobreza 1 (até R$109); Pobreza 2 (de R$109 a R$218); Baixa Renda; e Acima de 1/2 Salário-Mínimo) por Unidade de Federação.

Os estudos revelam que na faixa etária entre 60 a 64 anos temos o Total de 718 cadastros sendo distribuídos na seguinte faixa de renda familiar per capta: 

  • Pobreza 1 = 394;
  • Pobreza 2 = 34;
  • Baixa Renda = 100; e
  • Acima de 1/2 Salário-Mínimo = 190.

As Unidades Federativas que apresentam maiores registros:

  1. BA – Bahia (158);
  2. MG - Minas Gerais (120);
  3. GO – Goiás (85); e
  4. SP – São Paulo (72).

Na faixa etária Maior que 65, Total de 6.229 cadastrados sendo distribuídos na seguinte faixa de renda familiar per capta:

  • Pobreza 1 = 424;
  • Pobreza 2 = 24;
  • Baixa Renda = 199; e
  • Acima de 1/2 Salário-Mínimo = 5.552.

As Unidades Federativas que apresentam maiores registros:

  1. BA – Bahia (1.317);
  2. MG -Minas Gerais (828);
  3. PB – Paraíba (822);
  4. SP – São Paulo (512);
  5. GO – Goiás (480); e
  6. SE – Sergipe (460).

Cabe-nos salientar que por trás de cada número existe uma pessoa, sendo assim, precisamos compreender que: i] tais dados não esgotam o abismo social existente; ii] não representa números totais do Povo Romani no Brasil e tão pouco deve representar um mecanismo de substituição do Censo demográfico dessa parcela da população étnica brasileira. (Cavalcante e Costa, 2023)

Os dados revelam a necessidade de educação continuada para os entrevistadores sociais nos estados, municípios e Distrito Federal, desses que são os profissionais responsáveis por entrevistar as famílias e preencher os formulários de cadastramento nos domicílios das famílias, nos postos de atendimento ou em ações itinerantes.

Quando trazemos dados dessa parcela e de sua realidade, abrimos novos olhares que nos possibilitam pensar indicadores específicos para a assistência social a pessoa idosa como direito humano.

Saiba mais...

Acesse a publicação “Controle e Participação Social: Uma Análise dos Dados do Programa Bolsa Família, Pessoa Idosa, janeiro 2024”