Primeira Infância Romani: Uma análise dos dados do Programa Bolsa Família, agosto 2023.

 


A AMSK/Brasil defende o respeito as diferentes infâncias na implementação e execução de políticas públicas setoriais e de direitos. A identidade política dos povos e comunidades tradicionais tem contribuído – a partir de práticas, saberes e manifestações culturais, nos quais afirmam suas territorialidades, seus saberes e seus ambientes – para a consciência da multiculturalidade e da multietnicidade da nacionalidade brasileira. Assim, previstos no Plano Nacional da Primeira Infância 2020 -2030.

Em agosto de 2023, o Cadastro Único apresentou dados de pessoas que se autodeclaram pertencer a Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTE), marcação “família cigana”, faixa etária de 0 a 6 anos, um total de 3.804 registros no Brasil, dos quais 3.575 crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF).

Destas crianças beneficiárias do PBF houve o registro de 66 crianças com algum tipo de deficiência - baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência mental ou intelectual, síndrome de down, surdez leve/moderada, surdez severa/profunda, e transtorno doença mental - sendo 64% na faixa etária entre 0 a 4 anos (42) e 36% na faixa etária entre 5 a 6 anos (24).

Os registros revelaram que houve um índice maior de crianças com deficiência física (28) que corresponde a 42% do total Brasil (66), sendo o registro de 25% sexo feminino (7) e 75% sexo masculino (21).

Saiba mais...

Acesse a publicação online “Controle e Participação Social: Um Análise dos Dados Primeira Infância do Programa Bolsa Família, agosto 2023”.