Uma análise dos dados do Cadastro Único para o Programa Bolsa Família, faixa de renda até 1 salário mínimo, julho/2023

 


No Brasil, a Política Nacional de Assistência Social (PNAS, 2004) reconhece que as discriminações étnicas e raciais são promotoras de vulnerabilidades que devem ser enfrentadas.

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS deve prezar pela garantia do acesso aos direitos socioassistenciais destes povos e garantir as seguranças afiançadas pela política pública de Assistência Social.

A Proteção Social Básica deve articular medidas, processos, serviços, programas sociais e benefícios que viabilizem as seguranças de acolhimento, renda, desenvolvimento de autonomia junto às famílias e comunidades que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A análise dos dados do mês de julho/2023 do Cadastro Único para o Programa Bolsa Família (PBF), revela o número total 32.638 de pessoas que se autodeclaram pertencer a Grupos Populacionais e Específicos (GPTE), marcação “família cigana”. Deste total temos 92% de pessoas registradas com a faixa de renda até 1 (um) salário mínimo.

Nesta faixa de renda até 1 (um) salário mínimo, observa-se o total por região: Nordeste = 16.503 (55%); Sudeste = 8.270 (27%); Centro-Oeste = 3.232 (11%); Sul = 1.709 (6%); e Norte = 440 (1%).

Saiba mais...

Acesse a publicação “Controle e Participação Social: Uma Análise dos Dados do Programa Bolsa Família, julho de 2023