Análise dos dados do Cadastro Único, julho 2023.

 


A AMSK tem efetivado seus princípios de controle e participação social para diminuir o preconceito e o racismo estrutural, anticiganismo e rromafobia, nesses espaços de atendimento públicos com apresentação de informações qualificadas.

No mês de julho deste ano, os registros no Cadastro Único para Programas Sociais apresentaram dados sobre as pessoas que se autodeclaram pertencer a Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTE), com marcação “família cigana” em situação de vulnerabilidade social.

Os quatro (4) estados com maior número de pessoas registradas no Cadastro Único foram: BA -Bahia (9.347), MG – Minas Gerais (4.297), GO – Goiás (3.304) e SP – São Paulo (2.678).

O somatório total destas quatro (4) Unidades Federativas (UF) compreendem a 60% do total registrado de pessoas (32.638) no Cadastro Único. E deste total de pessoas 64% são beneficiárias do Programa Bolsa Família (20.865).

No Brasil, a região nordeste apresenta o maior registro de pessoas (11.168) que são beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Saiba mais...

Acesse a publicação “Controle e Participação Social: Uma Análise dos Dados do Programa Bolsa Família, julho de 2023