#VidasRomanyImportam - Romafobia e Anticiganismo/Velhas e novas práticas

 VELHAS E NOVAS PRÁTICAS

Em plena pandemia

Em pleno século 21

#VidasRomanyImportam

Vamos aos fatos. Desde o dia 19 de julho de 2021, tivemos três informes, no mínimo curiosos. Então resolvemos analisar tudo isso com cautela. A boa e velha canja de galinha.

Nosso foco continua o mesmo:

1. o resguardo das famílias e pessoas de etnia romani (assim chamadas ciganas);

2. Quem fala de um não fala de todos; Não podemos aceitar que o feito de alguns recaia sobre todos;

3. Dignidade, humanidade, respeito e justiça.


Vamos começar pela balística

NÃO SE TRATA DE SIMPLESMENTE APONTAR CULPADOS

SE TRATA DE JUSTIÇA

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2021/07/19/exames-de-balistica-apontam-que-pms-tentaram-se-defender-durante-ataque-no-sudoeste-da-ba-diz-policia-civil.ghtml 

No Portal G1 - deixa claro que a reunião tem como foco "A morte dos policiais". A fala é clara, tanto no vídeo como na reportagem. O veredito já foi dado. Permanece o nosso incômodo com a fala "Ciganos" - vale lembrar que somos "Um Povo", portanto, a velha prática de todos no mesmo balaio continua. O que nos retira a identidade enquanto pessoas, indivíduos e brasileiros, com CPF, Carteira de identidade, pagadores de impostos, eleitores e cidadãos.

Nesta segunda-feira, o secretário estadual de segurança pública, Ricardo Mandarino, o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Coutinho, e a delegada geral da Polícia Civil, Heloísa Campos Brito, foram até Vitória da Conquista para acompanhar as investigações em relação às mortes dos PMs Luciano Libarino Neves, tenente, e Robson Brito de Matos, soldado, que ocorreram na última terça-feira (13).

Vale lembrar a morte do adolescente baleado na farmácia e que veio a óbito. E sim. Esse assassinato precisa ser investigado.


Vamos a duas outras notícias:

https://www.sudoestedigital.com/2021/07/conquista-comitiva-ministerial-de.html  

CONQUISTA | Comitiva ministerial de Damares Alves tem encontro com o Comando de Policiamento da Região Sudoeste e cigana que perdeu quatro filhos na última semana





A visita da Ministra Damares a mãe dos 4 falecidos e que está com o marido preso e mais os filhos foragidos. Gostaríamos de ter visto a palavra MÃE e a MULHER de etnia Cigana, para além da "Cigana"... apenas detalhes para alguns.

https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/julho/comitiva-do-governo-federal-promove-acoes-de-direitos-humanos-em-vitoria-da-conquista-ba

A gente fica se perguntando o número de "ciganos e Ciganas" que precisaram de uma ação mais firme para terem o acesso as vacinas, a comida, a cuidado em plena pandemia? Em que horas somos povos e comunidades tradicionais e em que hora não somos? Em se tratando de um governo que tem diminuído a participação social e excluído em outros casos, nos conselhos de direito, como fazer o controle de tanto jogo político?

Gostaríamos de acreditar em um ministério que se silencia para lutar pelas vacinas, mas não temos como faze-lo. Que a ministra saiba que tudo aqui se trata de DIREITOS, não de favor e nem de caridade. Chega de engodo dos pobres e coitadinhos. 

#VidasRomanyImportam

A demora de ações efetivas, neste caso e em outros - recentes, como em Sergipe, merecem ser analisados com cautela. Foram quantos dias de silêncio? ... 

Continuaremos fazendo nosso papel de participação e controle social e vamos acompanhar os desdobramentos na prática, não nas fotografias. Continuaremos acompanhando de perto e fazendo de tudo o que estiver ao nosso alcance para o Brasil - que mata defensores dos direitos humanos, prende e interroga professores universitários, escolhe a dedo seus aliados religiosos e está afundado em tantas denuncias de corrupção, não trate questões tão delicadas e caras para os Povos Romani com banalidade e descaso. É DIREITO. 

#DOSTA  #BASTA


SE TRATA DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, NÃO DE ACULTURAMENTO.



 SE TRATA DE DIREITO A #VACINANOBRAÇO E #COMIDANOPRATO



SE TRATA DE #VIDASROMANYIMPORTAM


AMSK/Brasil
IRU Agency Office Brazil