NOTA DE REPÚDIO -

Nota de Repúdio


foto net

Ukraine - vardo in memory to Roma/Holokausto

Por meio desta, a Ass. Internacional Maylê Sara Kalí – AMSK/Brasil, a Ass. Internacional da Cultura Romani/Brasil – AICRON e a ROMANI - Federação Sul-Mato-Grossense de Cultura e Etnia Cigana, vem a público manifestar seu repúdio a fala do então Secretário da Cultura do Governo Federal Roberto Alvim, que acaba de ser demitido na tarde de hoje. https://youtu.be/Jv92Pm02BgE 

A ideologia nazista apregoada pelo discurso e pela propaganda midiática do líder nazista Joseph Goebbels não podem e não devem ser reproduzidos em nenhum lugar do mundo. Ele representa entre outras coisas, o que de pior o ser humano pode ter e ser.

A política que culminou no extermínio em massa do Povo Rom e Sinti, o Holokausto, também referenciado através da história como Porajmos ou Samudaripen, matou homens, mulheres e crianças de etnia romani, eliminou famílias inteiras, trouxe pânico, devastação e medo em proporções jamais sofridas antes.


Naqueles anos sombrios, mais de meio milhão de rom e sinti foram mortos.


Não podemos admitir, que o despreparo, a ignorância e a propaganda fascista voltem a assombrar não só o passado recente desses crimes, mas, o futuro delicado dos tempos atuais.

Os discursos de ódio, de supremacia e nacionalidade, acima de tudo e acima de todos, não reflete em nada, os campos verdes de uma pátria mãe gentil, não honra sua história e muito menos reconhece seus filhos.

#Holocaustonuncamais