Pular para o conteúdo principal

AMSK/BRASIL PARTICIPA DO “SEMINÁRIO INTERNACIONAL CIGANOS EM PORTUGAL, ESPANHA E BRASIL: ANALISANDO CONTEXTOS, DEMANDAS E PROCESSOS IDENTITÁRIOS”

O Seminário Internacional Ciganos em Portugal, Espanha e Brasil: analisando contextos, demandas e processos identitários realizado nos dias 3 e 4 de junho, no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE – IUL) com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências entre romani atuantes na defesa dos direitos humanos, de pesquisadoras e pesquisadores acadêmicos, e representações governamentais.
A AMSK/Brasil foi convidada pela Comissão Organizadora composta por pesquisadoras e pesquisadores de Portugal e Brasil – Olga Magano (UAb e CIES-IUL/ISCTE-IUL, Portugal), Maria Manuela Mendes (FAUL e CIES-IUL/ISCTE-IUL, Portugal), Jamilly Cunha (UFPE e NEPE/UFPE, Brasil) e Renato Athias (UFPE e NEPE/UFPE, Brasil) para compor as mesas temáticas “Contextos, ação política e associativa” e “Desafios metodológicos na pesquisa sobre ciganos. Cenário, desenhos de pesquisa e questões metodológicas”.
As representantes da AMSK/Brasil, Elisa Costa e Lucimara Cavalcante, apresentaram os trabalhos realizados de incidência política junto ao poder executivo do governo brasileiro que resultaram na visibilidade do Povo Rom na aplicação das políticas públicas da área de saúde, assistência social e educação. Destacaram os desafios e as perspectivas em face de a nova conformação política brasileira para continuidade das ações na garantia dos direitos à cidadania dessa população étnica.
O evento propiciou a divulgação dos resultados de estudos e pesquisas realizados por docentes e discentes de instituições de ensino superior referentes a mortalidade infantil, suicídios, exclusão digital, habitação, trabalho, saúde, educação.
Os dados e informações sobre a educação escolar evidenciam que os governos de Portugal e Espanha possuem programas de Estado permanentes para inclusão das crianças, jovens e adultos no ensino fundamental ao ensino superior. As pesquisas revelam a maior frequência no ensino fundamental e alto índice de abandono no ensino médio principalmente das meninas. No ensino superior, consequentemente, há baixo índice de ingressos, e as/os jovens que chegam a concluir a graduação e a pós-graduação é com o apoio da família ou que almejam qualificação profissional.
O Programa Europeu de Formação para Mediadores Ciganos (ROMED) tem contribuído para as ações de governança entre a gestão pública local e as comunidades. Em Portugal, o governo realiza programas permanentes que promovem uma melhor comunicação e cooperação entre as comunidades romani e as instituições públicas, com destaque ao ROMED, Programa Escolhas, e o Oprê Chavalê.
O Seminário evidenciou que apesar dos avanços na aplicação de políticas públicas setoriais e de direitos à visibilidade dos Roma em Portugal, Espanha e Brasil, ainda há o desafio ao enfrentamento ao racismo, xenofobia e discriminação étnico-racial. A romafobia está presente em ambos os países.
A AMSK/Brasil agradece a todas e todos pela oportunidade de partilha de conhecimentos e experiências bem-sucedidas na defesa e garantia dos direitos a dignidade humana.

“Que a herança de um Povo nunca seja a fome, a miséria, o preconceito, a discriminação, e o racismo”.


MOMENTOS
________________________________________________
___________________________________
_________________________________
________________________________________
_______________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
_______________________________________
__________________________________________
______________________________________
______________________________________________
____________________________
































Postagens mais visitadas deste blog

DOSTA/BASTA - COMUNICADO PÚBLICO - #VidasRomanyImportam

 " Ciganos Matam" "Ciganos executam dois policiais" "Ciganos reagem e são socorridos" "Ciganos morrem em confronto com a polícia" Policiais recebem menção de "Elogio" pelo auto de resistência de três ciganos ...  Vitória da Conquista 29 de julho de 2021. Total de "Ciganos Mortos: 8" Justiça ou vingança? Do dia 13 de julho de 2021 até o dia 30 de julho de 2021 - Oito irmãos de uma mesma família foram mortos em confronto com a polícia. Dizemos 8, porque ninguém quer se responsabilizar por Moraes (13 anos), executado no dia 14/07/2021, em uma farmácia no centro da cidade de Vitória da Conquista/BA. Nesta semana última, as falas são sobre pacificação. Falas das mais variadas autoridades.    Pacificar sobre tantos corpos?  Vivos ou mortos? A coisa já virou, já foi ... já estão mortos ...  Respondemos. Impacientes, tristes, confusos, acuados e com medo. Poderíamos falar de mais uma morte, uma que ninguém fala, que não aparece. Da m

Porrajmos – Holocausto Cigano

Porrajmos – Holocausto Cigano Uma fala de Juan de Dios para todas as datas, tristes e doloridas, que mancham o Povo romani https://www.youtube.com/watch?v=UFC2EH1WG_w ( herança ou maldição? Pura ignorância ou empobrecimento?) O fato é que muitos de nós, não conhece a própria história... Separatismo, segregação racial, racismo... Racismo é a convicção sobre a superioridade de determinadas raças , com base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano. Consiste em uma atitude depreciativa baseada em critérios próprios, abusivos, arrogantes e tendenciosos em relação a algum grupo social ou étnico. Racismo   é uma maneira de discriminar as pessoas baseada em motivos raciais, cor da pele ou outras características físicas, de tal forma que umas se consideram superiores a outras. Portanto, o racismo tem como finalidade intencional (ou como resultado) a diminuição ou a anulação dos direitos h

FORUM DIREITOS DOS CIGANOS

Participar é preciso, mas, dialogar é extremamente necessário. As construções são feitas com encontros sérios e pautados em histórias reais, portanto, a participação de todos e a colocação exata das aflições e problemas com os quais o cotidiano do povo ciano é submetido, deve ser posto na mesa e discutido. Só assim se pode avançar. Apoiar idéias boas, significa ajudar a construir um mundo melhor. Divulgue você também. Inscrições: dromlachon@gmail.com AMSK/Brasil