AMSK PARTICIPA DO VII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ANTROPOLOGIA – APA 2019


O VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia – APA 2019 realizado nos dias 4 a 7 de junho, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, reuniu docentes, discentes e sociedade civil de vários países para o intercâmbio de conhecimentos e experiências.
A AMSK/Brasil representada por Elisa Costa e Lucimara Cavalcante participaram das atividades do evento que propiciaram a divulgação dos estudos e pesquisas realizados sobre o Povo Rom do Brasil. Também oportunizou o diálogo em particular com o Prof. Dr. Boaventura Sousa Santos e o Prof. Dr. João de Pina-Cabral, momento em que a AMSK/Brasil chama atenção dos pesquisadores para incluírem em suas falas as questões afetas aos Roma da Europa e da América Latina. Os pesquisadores agradeceram a intervenção e se comprometeram em promover as reflexões sobre a discriminação, o racismo e a romafobia no âmbito de suas participações em eventos.
No dia 6 de junho, Jamilly Cunha (Doutoranda PPGA/UFPE) e Lucimara Cavalcante (AMSK/Brasil) apresentaram comunicação no Painel 068 Educação, formação e mediação intercultural em sociedades em mudança - entre a teoria e a prática, coordenado pela Profa. Dra. Manuela Mendes [Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL); Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa], e debatedora Profa. Dra. Olga Magano [Universidade Aberta (UAb); Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)].
A comunicação Povos Ciganos no Brasil: uma discussão acerca do acesso ao sistema de ensino e de uma proposta de "educação intercultural” promoveu o conhecimento das ações do Estado brasileiro frente as demandas dos romani ao reconhecimento identitário cultural e ao acesso à educação escolar sem discriminação e racismo institucional.
O Painel 068 promoveu o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas de educação intercultural - elemento essencial na construção de sistemas que buscam equidade e o reconhecimento dos diferentes grupos e minorias socioculturais - realizadas por ONG’s, educadores, sociólogos e antropólogos de Portugal, Brasil e Angola.
Saiba mais... Acesse... http://apa2019.apantropologia.org/

MOMENTOS