Pular para o conteúdo principal

AMSK/ BRASIL PARTICIPA DO 3º FESTIVAL DE DANÇA CIGANA ARTÍSTICA DO RIO DE JANEIRO



O 3º Festival de Dança Cigana Artística do Rio de Janeiro realizado nos dias 14 a 16 de junho, no Teatro Angel Vianna, sob a coordenação de Liane de Luna e produção cultural de Luciana Sinder, promoveu atividades com o estímulo à formação em dança cigana artística e no reconhecimento e divulgação dessa modalidade de dança.

A representante da AMSK/Brasil, Anne Khellen, foi convidada para ministrar oficina de dança e proferir palestra na roda de conversa referente a temática “Mulher Roma e suas Danças”. Momento que promoveu o conhecimento da diversidade de ritmos e bailados tradicionais do povo romani. Salientou que a falta de informação sobre a cultura romani tem propiciado a criação de performances artísticas equivocadas com ritmos musicais e bailados que não condiz com a realidade da identidade cultural das famílias romani no Brasil. Nestas circunstâncias, corroborando com os estereótipos elencados a mulher romani.

Destacou a importância do respeito a cultura de um povo que traz a música e a dança como um ofício para sobrevivência, e um símbolo de resistência secular ao enfrentamento as vicissitudes impostas pela classe hegemônica através dos tempos. Esclareceu que a mulher romani é a responsável pela manutenção e ensinamento as futuras gerações das expressões culturais. E em face de a diversidade étnica existente há vários ritmos e bailados, e não uma única e exclusiva forma de se expressar. Portanto, diversidade nos valores, costumes e crenças.

A AMSK/Brasil parabeniza as promotoras do evento pela realização de a ação afirmativa de disseminação de informações sobre a cultura romani.



MOMENTOS

















Postagens mais visitadas deste blog

AMSK E A COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – SECCIONAL RONDÔNIA REALIZAM DIÁLOGOS SOBRE A RESOLUÇÃO 181/2016 DO CONANDA

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil), o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (CONANDA), Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos, e Ministério dos Direitos Humanos, realizou no dia 27 de novembro de 2018, o workshop Diálogos entre redes e fóruns de promoção e proteção dos direitos da criança e adolescente: perspectivas e desafios a partir da resolução nº 181/2016 do CONANDA, em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia e a Casa de Cultura Ilê Asé D’Osoguiã (CCIAO). O evento realizado no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia teve a participação de representações do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente Estadual e Municipal, de movimentos sociais e organizações da sociedade civil atuantes na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, e de profissionais da rede pública de promoção e prote…

AMSK/Brasil 10 ANOS

10 anos de luta

No último dia 05 de janeiro a AMSK/Brasil completou 10 anos oficialmente registrada. São muitas vitórias a se comemorar. São muitos desafios a vencer.
Desde a sua criação, a Organização vem buscando a criação de Políticas Públicas, a melhoria das agendas e a qualificação da pauta.
No ano de 2019 a AMSK/Brasil vai lançar um compilado dos 10 anos – AVANÇOS E DESAFIOS DA RROMÁ NO BRASIL. O documento que deverá ter a data da divulgação divulgada, passa pela memória de que nada deve ser construído sob a anulação ou a negação da histórica caminha política que vem sido feita.
Chega de separatismo, chega de divisão – existe a necessidade urgente de continuar construindo e cada vez de forma mais sólida e isso passa pelo aprimoramento das capacidades institucionais, o controle social e a participação social precisam urgentemente de serem qualificados. Dados e micro dados necessitam de respaldo crível, só assim podemos alcançar os meandros dessas políticas.
O Brasil precisa avan…

PESQUISA ... ALTERA 7ª Edição

AMSK/Brasil