AMSK/ BRASIL PARTICIPA DO 3º FESTIVAL DE DANÇA CIGANA ARTÍSTICA DO RIO DE JANEIRO



O 3º Festival de Dança Cigana Artística do Rio de Janeiro realizado nos dias 14 a 16 de junho, no Teatro Angel Vianna, sob a coordenação de Liane de Luna e produção cultural de Luciana Sinder, promoveu atividades com o estímulo à formação em dança cigana artística e no reconhecimento e divulgação dessa modalidade de dança.

A representante da AMSK/Brasil, Anne Khellen, foi convidada para ministrar oficina de dança e proferir palestra na roda de conversa referente a temática “Mulher Roma e suas Danças”. Momento que promoveu o conhecimento da diversidade de ritmos e bailados tradicionais do povo romani. Salientou que a falta de informação sobre a cultura romani tem propiciado a criação de performances artísticas equivocadas com ritmos musicais e bailados que não condiz com a realidade da identidade cultural das famílias romani no Brasil. Nestas circunstâncias, corroborando com os estereótipos elencados a mulher romani.

Destacou a importância do respeito a cultura de um povo que traz a música e a dança como um ofício para sobrevivência, e um símbolo de resistência secular ao enfrentamento as vicissitudes impostas pela classe hegemônica através dos tempos. Esclareceu que a mulher romani é a responsável pela manutenção e ensinamento as futuras gerações das expressões culturais. E em face de a diversidade étnica existente há vários ritmos e bailados, e não uma única e exclusiva forma de se expressar. Portanto, diversidade nos valores, costumes e crenças.

A AMSK/Brasil parabeniza as promotoras do evento pela realização de a ação afirmativa de disseminação de informações sobre a cultura romani.



MOMENTOS