AMSK/Brasil participa da 11ª Conferência Nacional de Assistência Social


Com o tema Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, a 11ª Conferência Nacional de Assistência Social ocorreu em Brasília, Distrito Federal, nos dias 5 a 8 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) representada por Elisa Costa, Elisabete Martinho e Rebeca Sousa participaram dos debates no processo conferencial nos seguintes eixos:

EIXO 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
EIXO 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.
EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.
EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Além de reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade brasileira, o tema da Conferência traz os usuários para o centro do debate. Nesse sentido, a 11ª Conferência Nacional dá continuidade à perspectiva adotada pelo II Plano Decenal de eleger os usuários, sua realidade de vida, direitos e demandas de acesso, como centro do debate e do planejamento da política de Assistência Social.

Esta edição promoveu no dia 6 de dezembro, a realização de 24 oficinas, das quais Diálogos com Povos e Comunidades Tradicionais, sob a coordenação da AMSK/Brasil. A oficina contou com a participação dos representantes de povos indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, pescadores artesanais, povo de matriz africana, e do povo rom – os assim chamados ciganos. Oportunizou amplo debate sobre o Sistema Único da Assistência Social - SUAS e o atendimento a povos e comunidades tradicionais.

Saiba mais sobre a 11ª Conferência Nacional da Assistência Social. Acesse https://blogcnas.org/

Confira, compartilhe e curta o vídeo institucional do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS sobre o Sistema Único da Assistência Social – SUAS. #SuasPorDireitos. https://www.youtube.com/embed/TKkHRUqq_ZY