RELATÓRIO VIOLÊNCIA LETAL CONTRA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL

O relatório Violência Letal Contra as Crianças e Adolescentes do Brasil, elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), revela que quase 29 crianças e adolescentes foram assassinados por dia no Brasil em 2013, ano em que 10.520 crianças e adolescentes foram vítimas de homicídio. O número equivale a 3,6 chacinas da Candelária por dia. Armas de fogo estiveram presentes em 78,2% dos homicídios de crianças adolescentes de até 17 anos. Por dia, quase duas crianças e adolescentes de até 18 anos consumaram suicídio em 2013.

O estudo revela que mortes de crianças e adolescentes por causas externas aumentam desde a década de 1980 e representam quase 30% dos óbitos em 2013. Brasil está entre os 15 primeiros países em letalidade de crianças e adolescentes em acidentes de transporte, e ocupa o 3º lugar em homicídios de crianças e adolescentes no contexto de 85 países do mundo analisados.

O sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, coordenador do Programa de Estudos sobre Violência da FLACSO, responsável desde 1998 pela série “Mapa da Violência”, é o autor do documento.

O relatório completo pode ser encontrado nos sites:

FLACSO Brasil: www.flacso.org.br
Mapa da Violência: www.mapadaviolencia.org.br

Mais informações: Marina Baldoni Amaral – (61) 3702 2530,  marianabaldoni@flacso.org.br


AMSK/Brasil