Pular para o conteúdo principal

2014/2015



Estamos na porta de 2015 com uma expectativa muito boa e ensaiamos a despedida de 2014 com muita cautela e o senso de dever cumprido.

Em 2014 a AMSK/Brasil, cumpriu seu papel e alargou suas fronteiras. Sobrevivemos a tempestade da desinformação, a ignorância de muitas situações e a soberba dos maus intencionados. Entretanto tudo isso produziu um efeito contrário e graças aos anos anteriores e aos mais velhos; conseguimos manter a cautela e avançar.

Fechamos o ano no saldo positivo, das esperanças que se renovam, das pastas que se abrem e dos acordos firmados. Enfim se descortinou o céu e hoje, todos sabem a que viemos.

Nesse divisor de águas, sofrido, mas extremamente proveitoso, dialogamos com áreas os quais desconheciam por absoluto a pauta cigana e assim, novas janelas foram abertas e novas possibilidades de acordo foram firmados.

Adelante, avante, opchá, no caminho das coisas sérias. 

Cada rancho, cada casa, cada acampamento e cada uma das pessoas que estiveram presentes em nossas vidas no ano de 2014, ajudaram a construir nossas vitórias nesse ano. Pela primeira vez começamos a criar documentos, jurisprudências e a tecer a história. 

A AMSK/Brasil cresceu e junto com ela, os amigos verdadeiros permaneceram e duas novas diretorias foram abertas, nas quais nos orgulhamos muito e já nos primeiros meses de 2015, teremos novidades de estudos e pesquisas aprovados, no Brasil e no exterior. Esse novo modo de trabalho vem com parcerias que irão desenvolver de forma independente e conjunta, pautas de extrema importância, relacionadas a criação de novas políticas públicas e a novas aplicabilidades. Começa a se levantar aqueles que se mantiveram afastados por causa de muitos absurdos que já foram vistos em relação aos povos de etnia romani no Brasil e com isso, ganhamos um peso mais concreto na seriedade e na objetividade das questões afetas a etnia.

Consolidada em treze estados, mais o Distrito Federal, a AMSK muda sua estrutura para avançar ainda mais e consolidar as parcerias que se formam. 

A todos e a cada um, nais tukê, o nosso muito obrigada e que em 2015 possamos continuar quebrando estereótipos, conquistando espaços e realizando sonhos de um futuro melhor para todos os cidadãos e cidadãs de etnia romani.

Sastipên thaj Mastipen;
Todos e todas da AMSK/Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

DOSTA/BASTA - COMUNICADO PÚBLICO - #VidasRomanyImportam

 " Ciganos Matam" "Ciganos executam dois policiais" "Ciganos reagem e são socorridos" "Ciganos morrem em confronto com a polícia" Policiais recebem menção de "Elogio" pelo auto de resistência de três ciganos ...  Vitória da Conquista 29 de julho de 2021. Total de "Ciganos Mortos: 8" Justiça ou vingança? Do dia 13 de julho de 2021 até o dia 30 de julho de 2021 - Oito irmãos de uma mesma família foram mortos em confronto com a polícia. Dizemos 8, porque ninguém quer se responsabilizar por Moraes (13 anos), executado no dia 14/07/2021, em uma farmácia no centro da cidade de Vitória da Conquista/BA. Nesta semana última, as falas são sobre pacificação. Falas das mais variadas autoridades.    Pacificar sobre tantos corpos?  Vivos ou mortos? A coisa já virou, já foi ... já estão mortos ...  Respondemos. Impacientes, tristes, confusos, acuados e com medo. Poderíamos falar de mais uma morte, uma que ninguém fala, que não aparece. Da m

Porrajmos – Holocausto Cigano

Porrajmos – Holocausto Cigano Uma fala de Juan de Dios para todas as datas, tristes e doloridas, que mancham o Povo romani https://www.youtube.com/watch?v=UFC2EH1WG_w ( herança ou maldição? Pura ignorância ou empobrecimento?) O fato é que muitos de nós, não conhece a própria história... Separatismo, segregação racial, racismo... Racismo é a convicção sobre a superioridade de determinadas raças , com base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano. Consiste em uma atitude depreciativa baseada em critérios próprios, abusivos, arrogantes e tendenciosos em relação a algum grupo social ou étnico. Racismo   é uma maneira de discriminar as pessoas baseada em motivos raciais, cor da pele ou outras características físicas, de tal forma que umas se consideram superiores a outras. Portanto, o racismo tem como finalidade intencional (ou como resultado) a diminuição ou a anulação dos direitos h

FORUM DIREITOS DOS CIGANOS

Participar é preciso, mas, dialogar é extremamente necessário. As construções são feitas com encontros sérios e pautados em histórias reais, portanto, a participação de todos e a colocação exata das aflições e problemas com os quais o cotidiano do povo ciano é submetido, deve ser posto na mesa e discutido. Só assim se pode avançar. Apoiar idéias boas, significa ajudar a construir um mundo melhor. Divulgue você também. Inscrições: dromlachon@gmail.com AMSK/Brasil