Melo Morais Filho (op. cit.) coletou mais de 500 trovas de autoria dos
ciganos. Ele as dividiu em três tipos: as elegíacas (kachardins), mais
propriamente tristes e que primam pelo subjetivismo e pela sentença;
líricas (kambulins) e as funerárias (merendins). Vejamos exemplo de cada
uma delas, na ordem citada:
Até nas flores se encontra
A diferença na sorte!
Umas enfeitam a vida,
Outras enfeitam a morte!
De contínuo ver frustrar
Tanta crença e esperança,
Té de um Deus a fé se perde,
Quem espera e não alcança.
Como as aves vagueiam
No seio da noite escura,
Assim serão meus suspiros
Sobre a tua sepultura.
Até nas flores se encontra
A diferença na sorte!
Umas enfeitam a vida,
Outras enfeitam a morte!
De contínuo ver frustrar
Tanta crença e esperança,
Té de um Deus a fé se perde,
Quem espera e não alcança.
Como as aves vagueiam
No seio da noite escura,
Assim serão meus suspiros
Sobre a tua sepultura.