Em geral o que permite
esses encontros frequentes, reavivando a chama da tradição, é a realização dos brodes
ou patchíus, para os quais acorrem, às vezes, ciganos de várias partes do país e
que também fucionam como uma cadeia de informações rápida e eficiente de
nevipens roma-ni. E tudo isto - a valorização de seus traços culturais orais, a
dispersão e o segredo – existe basicamente para sustentar o mais precioso dos bens
do povo cigano: A LIBERDADE.
"Si considerarmos
que no hay en Ia faz de Ia tierra ningún pueblo que ame tanto Ia libertad como el
Pueblo Gitano, habrá que pensar que estamos anteponiendo los temas de
educación, vi-vienda, sanidad etc. e ignorando uno vital: Ia libertad, sin Ia que
no se pueden conseguir ni Ia educación, ni Ia sanidad, ni Ia fraternal
convivencia payo - gitana". (Antônio Martínez
Amador - Presidente do Secretariado Gitano em Ubeda, Espaha; membro da União
dos Ciganos Espanhóis e da União Romani Internacional, organização reconhecida pelas
Nações Unidas a 28 de fevereiro de 1979 em Nova Iorque).
Ciganos
: A oralidade
como
defesa de uma
minoria
étnica
CRISTINA DA COSTA PEREIRA