LIBERDADE RELIGIOSA E ESTADO LAICO

Seminário Liberdade Religiosa e Estado Laico 

 Promotor de Justiça Thiago Pierobom

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), o Núcleo de Enfrentamento à Discriminação do MPDFT e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoveram, no dia 24 de setembro, das 9h às 18h30, o seminário ''Liberdade Religiosa e Estado Laico''. A atividade, gratuita e aberta ao público, foi realizada no auditório do MPDFT, localizado no Eixo Monumental. 
 
O organizador do evento foi o Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos do MPDFT, o Promotor de Justiça Thiago Pierobom, que fez a seguinte declaração: “A intolerância é um câncer que mina as manifestações religiosas, inicialmente as minoritárias, mas que alcança a todos. A ideia é plantar a semente dos direitos fundamentais. A tolerância é um primeiro passo, mas é necessário avançar para o pleno respeito de todas as manifestações religiosas.”











Abertura do evento - Fizeram parte da mesa o vice-procurador-geral de Justiça do DF em exercício, Jair Meurer Ribeiro, o Procurador Federal dos Direitos do Cidadão Adjunto, Luciano Mariz Maia, o representante da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Nacional do MP (CNMP), Luciano Ávila, o Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos do MPDFT, o Promotor de Justiça Thiago Pierobom.

Liberdade religiosa nos meios de comunicação e internet – Participaram da mesa e do debate os presidentes da Associação Nacional de Teólogos Afrocentrados de Matriz Africana, Afro-Umbadista e Indígena (Atrai), Jairo Pereira de Jesus; da Federação Nacional de Igrejas Cristãs, Renato Andrade dos Santos; e o representante do Intervozes, Gésio Passos.

Ensino Religioso e Estado Laico - Participaram da mesa e do debate a representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Assessora Anízia Figueiredo, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Luiz Antônio Coelho, a representante da Plataforma Brasileira de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca-Brasil), Denise Soares.

Intolerância Religiosa e liberdade de manifestação - Participaram da mesa e do debate o representante da Convenção Batista Brasileira, pastor Josué Mello Salgado; o doutor em Antropologia Ordep José Serra; o presidente da Associação Nacional de Teólogos Afrocentrados (Atrai), Jairo Pereira de Jesus; e a representante da Agência de Fiscalização do DF (Agefis), Juliane Berber.
Para mais informações acesse: http://www.mpdft.mp.br/portal/

AMSK/Brasil
Flávia Negrão