Pular para o conteúdo principal

PROJETO KALINKA NA ABERTURA DO EVENTO CIGANOS: RODAS E MEMÓRIAS NO ITEGO EM ARTES BASILEU FRANÇA

O evento “Ciganos: Rodas e Memórias” que teve início no dia 1 de junho de 2016, e segue até o dia 9 de junho de 2016, no Instituto Tecnológico de Goiás em Artes Basileu França, sob a organização das professoras Izabel Medeiros, Gisele Lopes e Fernanda Porto, da Coordenação de Artes Visuais, promoveu a participação da Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) para proferir palestra e apresentação do Projeto Kalinka nas atividades de abertura da Vernissage.

A Professora Izabel Medeiros para organizar a Vernissage sob o tema “Ciganos” criou metodologia didática-pedagógica em sala de aula para promover aos discentes o conhecimento da história do povo romani (ciganos) no Brasil, a fim de diminuir o preconceito e a discriminação a esta parcela da população brasileira. Pesquisas sobre o modo de vida e as expressões culturais, e debates foram realizados antes do início da produção artística.

Foto: Girlaydy Costa
O resultado foi uma coletiva de pinturas com diversas técnicas, além de instalações realizadas pelas alunas e alunos do curso técnico em Produção Artística – Desenho e Pintura, sob a orientação das professoras Izabel Medeiros, Gisele Lopes e Fernanda Porto.

A abertura da Vernissage emocionou o público com as obras de artes, a apresentação dos músicos Professor Miguel Bernardo que com o seu acordeom entoou ritmos tradicionais romani, de Gustavo Duarte com os acordes do violão nos ritmos do flamenco, da família Castilho com a dança tradicional Rom Kaldarash. A AMSK/Brasil com a professora Lucimara Cavalcante apresentou o Projeto Kalinka que contou a história dos romani por intermédio das danças romani da Índia ao Leste Europeu, e com Elisa Costa que proferiu palestra “A arte como mecanismo de preservação, denuncia e perpetuação de um povo”.

Foto: Girlaydy Costa

Foto: Girlaydy Costa
Foto: Girlaydy Costa

Foto: Gustavo Duarte
Foto: Gustavo Duarte


Visite a exposição de artes que está aberta até o dia 9 de junho de 2016 na Galeria de Arte do Teatro Basileu França (Av. Universitária, 1750, Setor Universitário, Goiânia - GO), com entrada franca.

A AMSK/Brasil parabeniza as professoras Izabel Medeiros, Gisele Lopes e Fernanda Porto e aos discentes pelo belíssimo evento e que esta iniciativa possa ser um incentivo aos demais educadores no país a concepção e realização de metodologias didáticas-pedagógicas que contribuam na difusão de informações sobre a história do povo romani do Brasil.

A AMSK/Brasil agradece a obra de arte presenteada pelos discentes e docentes.

Foto: Girlaydy Costa

Parabéns a todas e todos que colaboraram na organização e realização do evento.

AMSK/Brasil



Programação Ciganos: Rodas e Memórias
Tradição cigana é tema de exposição no Basileu
Arte Cigana em Destaque no Basileu França

Arte cigana é tema de evento no Basileu França.
Exposição de arte e instalações, palestra, danças e exibição de filme compõem atividades do centro cultural. Programação vai até dia 9
http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/arte-cigana-%C3%A9-tema-de-evento-no-basileu-fran%C3%A7a-1.1095031

Postagens mais visitadas deste blog

AMSK E A COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – SECCIONAL RONDÔNIA REALIZAM DIÁLOGOS SOBRE A RESOLUÇÃO 181/2016 DO CONANDA

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil), o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (CONANDA), Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos, e Ministério dos Direitos Humanos, realizou no dia 27 de novembro de 2018, o workshop Diálogos entre redes e fóruns de promoção e proteção dos direitos da criança e adolescente: perspectivas e desafios a partir da resolução nº 181/2016 do CONANDA, em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia e a Casa de Cultura Ilê Asé D’Osoguiã (CCIAO). O evento realizado no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia teve a participação de representações do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente Estadual e Municipal, de movimentos sociais e organizações da sociedade civil atuantes na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, e de profissionais da rede pública de promoção e prote…

AMSK/Brasil 10 ANOS

10 anos de luta

No último dia 05 de janeiro a AMSK/Brasil completou 10 anos oficialmente registrada. São muitas vitórias a se comemorar. São muitos desafios a vencer.
Desde a sua criação, a Organização vem buscando a criação de Políticas Públicas, a melhoria das agendas e a qualificação da pauta.
No ano de 2019 a AMSK/Brasil vai lançar um compilado dos 10 anos – AVANÇOS E DESAFIOS DA RROMÁ NO BRASIL. O documento que deverá ter a data da divulgação divulgada, passa pela memória de que nada deve ser construído sob a anulação ou a negação da histórica caminha política que vem sido feita.
Chega de separatismo, chega de divisão – existe a necessidade urgente de continuar construindo e cada vez de forma mais sólida e isso passa pelo aprimoramento das capacidades institucionais, o controle social e a participação social precisam urgentemente de serem qualificados. Dados e micro dados necessitam de respaldo crível, só assim podemos alcançar os meandros dessas políticas.
O Brasil precisa avan…

PESQUISA ... ALTERA 7ª Edição

AMSK/Brasil