CNPIR 2015 - Fique por dentro



Resolução CNPIR nº 1 de 07/11/2005 - 
REGIMENTO INTERNO 

     A suplência tem condições de ajudar, ocupar seu papel e solicitar transparência das ações. Enquanto o quadro não se renova, a votação de eleição é interna, cabe-nos, sociedade civil organizada, dar visibilidade a ações, para que sejam de fato abertas ao conhecimento de todos os que são diretamente afetados ou historicamente excluídos.

A maioria dos Conselhos; atualmente estão remodelando seus Editais de Convocação, a fim de tornarem públicas as sessões e decisões.
Sendo assim, solicitamos as atas de 2014 para vermos os andamentos, solicitações, interferências e avanços propostos na pauta dos povos de etnia romani – ciganos.


      
Daniel Rolim  (Coordenação de Direitos Humanos e Fundamentais dos Povos de Etnia Romani no Brasil - AMSK/Brasil) e Nilma Lino Gomes - Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República - SEPPIR/PR.
 
  O representante da AMSK/Brasil – Daniel Rolim, suplente da pasta Comunidade Cigana no CNPIR; vem participando das convocações e contribuindo para o avanço da pauta. Essa construção se dá pelo fato de que quando existe boa vontade, direcionamento de propostas pensadas e conversadas dentro das comunidades e família, muitas delas desconhecem o que significa de fato um conselho.
Assim sendo, o primeiro passo é conhecer o Regimento Interno do CNPIR.

Nesse mote de informações, podemos afirmar que um conselheiro do CNPIR, não representa um cargo governamental, não é funcionário do governo e não comanda a pasta; sendo sua atribuição uma importante ferramenta para identificar as necessidades de determinados segmentos, grupos, etnias, comunidades e povos historicamente perseguidos e discriminados, vítimas de racismo; entretanto faz com que a voz dos acampamentos, a voz das famílias e a construção de políticas públicas assim como a valorização das ações afirmativas e por isso é denominado um conselho CONSULTIVO, imperioso no exercício da cidadania.

Acesse o Regimento Interno do CNPIR:


O Conselho

O CNPIR é um órgão colegiado de caráter consultivo e integrante da estrutura básica da SEPPIR. O Conselho tem como finalidade propor, em âmbito nacional, políticas de promoção da Igualdade Racial com ênfase na população negra e outros segmentos raciais e étnicos da população brasileira.
Além de combater o racismo, o Conselho ainda tem por missão propor alternativas para superar as desigualdades raciais, tanto do ponto de vista econômico quanto social, político e cultural, ampliando, assim, os processos de controle social sobre as referidas políticas. O CNPIR é composto por 44 membros entre integrantes de entidades da sociedade civil e representantes do Poder Público.

Para saber mais, acesse o site da SEPPIR/PR e comece a usufruir das informações, veja como contribuir, participe, isso faz com que você comece a entender melhor o que acontece ... sem conversa, com realismo.


Você pode entrar em contato com a Ouvidoria por meio do telefone (61)2025-7001 ou do e-mail ouvidoria@seppir.gov.br .

Pergunte ao Secretário Executivo do CNPIR;
Nome: Felipe da Silva Freitas

Lembrem-se sempre, a informação na fonte, 
evita perda de tempo e evita a ignorância. 
Conhecer é o melhor caminho.

Por isso a AMSK/Brasil, se compromete a manter você sempre informado.

AMSK/Brasil