I Semana Estadual de Educação Escolar Cigana





Nos dias 24 a 26 de Setembro do corrente a AMSK/Brasil em parceria com a Associação de Preservação da Cultura Cigana (APRECI), e a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, por intermédio do Departamento da Diversidade (DEDI/SEED-PR), realizou a I Semana Estadual de Educação Escolar Cigana com o objetivo de ampliar o diálogo entre lideranças romani e segmentos do poder público para elaborar ações pedagógicas que promovam políticas públicas educacionais com e para as etnias romani na educação básica do estado do Paraná.
Contamos com a colaboração de envio de materiais, feito pelo MEC, com cartaz específico de comemoração ao 24 de Maio, como Dia Nacional do Povo Cigano, da Seppir/PR, na distribuição do Guia de Políticas Públicas Para Povos Ciganos, no Minc, com o fornecimento de banners de exposição e da   Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão com a confecção de mapas de localização ref. a MUNIC 2011 (viabilizar a edição gráfica do Atlas do MPF – Mapa Brasil “Cigano” – 2011 e do Guia de Contatos do MPF e DPU para o Povo Cigano, foram de pontual importância para o sucesso do evento. Tais referências foram fundamentais na geração de informações para os gestores governamentais e profissionais da educação como subsídio a ajuda na deliberação de propostas pedagógicas de Educação Escolar Cigana fundamentada na Resolução nº 3 CNE/MEC, de 16 de Maio de 2012, que define diretrizes para o atendimento de educação escolar para as populações em situação de itinerância. A AMSK/Brasil, esteve presente com O Projeto Kalinka e o programa Brasil Romani Eu Sou – Um rosto, uma identidade.

Temáticas inseridas pelo prof. Dr. Marcos Tonansk (GUIMARAIS, MARCOS TOYANSK SILVA 2012) http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-22022013-124150/pt-br.php


e da Prof.ª Gilce Primak Niquetti  - Universidade de Guarapuava/ UNIGUA (ao lado do homenageado com a titulação internacional, Cláudio Iovanovitch e da representante da AMSK/Brasil) -  http://ciganologia.blogspot.com.br/2013/09/estudos-etnicos-sobre-construcao-de-uma.html
De fato contribuíram para o fechamento e o esclarecimento de várias questões, as quais são de extrema valia para o desdobramento das questões ciganas no Brasil, no que se refere à educação.
Cláudio Iovanovichi, referendou o tema: Rom, Sinte e Calons – Os assim chamados ciganos, num contexto de dentro das tradições, para fora. Um completo e absoluto sucesso, usando o Teatro Educação, como base da proposta. 

O evento de pleno êxito teve ainda a participação em plenária do Excelentíssimo Vice-Governador do Estado do Paraná, e Secretário de Estado de Educação, Dr. Flávio Arns, 

que se comprometeu em implementar as ações deliberadas por 160 docentes para efetivar políticas públicas aos povos romani no estado, e delegou a Diretoria de Diversidade/SEED, representada pela Profª Marli Peron, formalizar a Carta de Curitiba para iniciarmos em conjunto (governo e sociedade civil) trabalhos educacionais de inclusão social e cidadania as comunidades tradicionais romani da região. O empenho da Profª Marli Peron e sua equipe de coordenação, foi de fato espetacular, trazendo foco de conteúdo, responsabilidade social e direcionamento aplicado a realidade abordada.




A AMSK/Brasil, agradece a todos(as) e a cada um em particular, por mais vez, termos conseguido de forma conjunta, superar as barreiras da invisibilidade e da CONSTRUIR PONTES reais.

AMSK/Brasil
Curitiba - Setembro de 2013.