Postagens

Mostrando postagens de Maio, 2016

MARCHA DAS FLORES: PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Imagem
A Marcha das Flores realizada no dia 29 de maio, em Brasília-DF, derruba o cerco no Palácio do Supremo Tribunal Federal (STF) e depositam as flores na estátua da Justiça.
Apesar das cercas para impedir a manifestação das mulheres, crianças, jovens, idosos, e homens, em depositarem as flores na estátua da Justiça em frente ao edifício do Supremo Tribunal Federal, as e os manifestantes pelo fim da violência contra as mulheres no país, começam a jogar as flores sobre a cerca. Neste momento, um rapaz pula a cerca e ajuda uma mulher também a pular. Os seguranças e policiais do STF dão voz de prisão ao rapaz. As manifestantes gritam em coro “solta, solta”, até que os policiais o fizeram. Ao mesmo tempo, muito tranquila a mulher começou a colher as flores caídas ao chão e também das pessoas. E com um maço de flores no braço segue em direção a estátua da Justiça para depositar as flores, mas, foi impedida pelo cordão de segurança do STF de prosseguir com a ação, sendo empurrada. As manifestant…

FRENTE NACIONAL CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

Imagem
Reduzir a maioridade penal nos termos do relatório e substitutivo apresentado pelo Senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES), relator da PEC 115/2015, na qual também estão apensadas as PECs de números 74/2011, 21/2013 e 33/2012, em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ – Senado Federal), revestem-se numa afronta as disposições constitucionais previstas nos artigos 226, 227, 228, 229 e 230 da Constituição Federal – cláusulas pétreas, que somente poderiam ser objeto de alteração por meio de nova Assembleia Nacional Constituinte.
O argumento da redução da maioridade penal como uma solução para diminuir o crescente nível de violência no Brasil é falacioso e equivocado. É encarcerar nossa juventude mais cedo, principalmente, aqueles em situação de vulnerabilidade social familiar econômica. O adolescente em conflito com a lei não surge por acaso. Ele é fruto de um estado de injustiça social crônico produzido por um modelo econômico excludente.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)…

DIA NACIONAL DO CIGANO, 24 DE MAIO: 10 ANOS DE CELEBRAÇÃO

Imagem
O Dia Nacional do Cigano, 24 de maio, instituído pelo Decreto Presidencial de 25 de maio de 2006, sancionado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, numa atitude histórica, estabelece um marco importante na história das relações entre o povo brasileiro e o povo Romani (os assim chamados ciganos); reconhecendo sua existência e propondo o enfrentamento à violência e ao preconceito historicamente vivido por essa parcela da população brasileira; o enfrentamento a invisibilidade de um povo tradicional que há séculos reside no território brasileiro e que contribuiu e contribui para a formação histórica, social e cultural do país. E lá se vão 10 anos, uma década rumo a cidadania.
Diante da conjuntura política instalada no país, a AMSK/Brasil em celebração ao dia 24 de maio de 2016 apresenta o histórico das ações realizadas na gestão da Presidenta Dilma Rousseff em atendimento as demandas da sociedade civil de implementação de políticas públicas para o Povo Romani (ciganos) do Brasil.
Ações …

PROJETO KALINKA, LESHJAE, E CIRCO BELÔ NA 10ª CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (X CNDCA)

Imagem
A programação cultural da 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente contou com o espetáculo Projeto Kalinka, Leshjae e Circô Belô, sob a coordenação da professora Lucimara Cavalcante da AMSK/Brasil, realizado no dia 26 de abril de 2016, às 13:00h, no Palco 3 do piso 1, do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília - DF.
O show de danças, músicas e arte circense oportunizou ao público conhecer a história dos povos romani (ciganos) e matriz africana, e da arte circense promovendo emoção, interação, confraternização e o respeito a diversidade cultural.
A apresentação do espetáculo ficou por conta do Projeto Kalinka, sob a coordenação da professora Lucimara Cavalcante que interagiu o público com os contos, cantos, e encantos das danças, músicas e acrobacias apresentadas pelos grupos culturais.
O evento iniciou com a apresentação da expressão cultural da Casa de Cultura Ilé Asé d’Osoguiã, representada por Renato Bonfim, Pedro, Lucas e Rafael que p…

CRIANÇAS E ADOLESCENTES CIGANAS, MATRIZ AFRICANA E RIBEIRINHOS PARTICIPAM DA 10ª CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Imagem
A Secretaria de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos entre os dias 24 a 29 de abril de 2016 realizou as Conferências Conjuntas de Direitos Humanos, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília – DF. Nos dias 25 a 27 de abril de 2016 realizou a 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (X CNDCA).
O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) oportunizou a um grupo de 10 crianças e adolescentes pertencentes a comunidades tradicionais de matriz africana, ribeirinhos e do povo romani (cigano) originárias dos grupos Calon, Rom Boyasha e Rom Lovara, acompanhadas por seus responsáveis, e sob a coordenação da AMSK/Brasil, pela primeira vez participassem de um espaço de diálogo para construção de políticas públicas nacional de direitos humanos dos direitos da criança e do adolescente.
A X CNDCA contou com o desenvolvimento de metodologias didáticas-pedagógicas…

Projeto Opré Chavalé - Ciganos no Ensino Superior, pequeno documentário

Imagem
Trabalhar em conjunto, traz a esperança e a vontade de romper um circuito de violencia e racismo que sempre imperou.



Viva os novos tempos.



AMSK/Brasil

004 Documentário Opré Chavalé Final v 2

Imagem
Possibilidades existem;

existem;



Parabéns aos nossos irmãos ciganos Portugueses.



Opré Chavalé



AMSK/Brasil