Postagens

Mostrando postagens de Março, 2016

DEFENDEMOS A DEMOCRACIA - PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Imagem
2016 http://www.sdh.gov.br/noticias/2016/marco/nota-publica-conselho-conselho-nacional-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente Março NOTA PÚBLICA - Conselho Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do AdolescenteGerar PDFImprimir 18/03/2016
O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, órgão deliberativo  e controlador da política de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, criado pela Lei Nº 8.242,  de 12 de outubro de 1991, vem a público manifestar seu apoio em defesa da democracia e dos direitos humanos. Consideramos grave toda e qualquer ameaça aos princípios básicos do Estado Democrático de Direito e entendemos  que o Sistema de Justiça não pode exigir qualquer ação ou impor qualquer restrição aos cidadãos brasileiros, senão  em virtude de lei. O Estado deve garantir o cumprimento do princípio da presunção da inocência de maneira  absoluta, corrigindo legislativamente eventuais empecilhos que inviabilizem a responsabilização daquele…

#LeonorDejaLaEscuela (English Subtitles) (#LeonorDropsOutOfSchool)

Imagem
“Education is a fundamental right which is not guaranteed in Spain today for Roma children. Our society cannot remain indifferent to the fact that six out of every ten Roma children drop out of school. The public administrations must offer effective measures including the implementation of high-quality accompaniment programmes tailored to the needs of Roma students” explains Isidro Rodríguez, Director of the FSG, who stresses that “education is the only tool that we have to give to Roma youngsters so that they can break out of situations of exclusion and forge a brighter future where poverty is not handed down from one generation to the next”.


A educação como instrumento real de trnsformação, essa é uma caminhada mundial.

AMSK/Brasil

UnB TV "Diálogos: Feminicídio"

Imagem
E eis que o assunto volta a tona, ou jamais deixou de estar lá? 
Isso varia muito. 
O vídeo que se segue transforma essa conversa, precisamos de mais segurança, mais policiamento, mais luz nos campos universitários, mas precisamos urgentemente de levar a discussão adiante. E ela é séria.
Isso diz respeito a todas as mulheres e o momento obscuro que vivemos.


https://youtu.be/vp5U5UfAOnU
AMSK/Brasil

PESQUISADORA LANÇA LIVRO SOBRE OS CIGANOS E A EMERGÊNCIA DE UM DIREITO LIBERTADOR

Imagem
No dia 1 de março de 2016, Priscila Paz Godoy, pesquisadora em direitos humanos e cidadania, com o apoio da Editora D’Plácido, realizou em Brasília – DF o lançamento do livro O Povo Invisível: Os Ciganos e a Emergência de um Direito Libertador, fruto de sua pesquisa de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília.
Assista a entrevista realizada pela UnB TV...

Membros da AMSK/Brasil, o Sr. Carlos Amaral e pessoas de etnia romani estiveram presentes no lançamento do livro, momento em que agradeceram a Profa. Priscila Godoy com a música e a dança romani pelo empenho em registrar a história de luta, pelos seus direitos humanos, de uma comunidade Calon, do bairro São Gabriel da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.



CONSULTA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES CIGANAS

Imagem
Nos dias 1 a 3 de março de 2016, Brasília – DF, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) realizou a Consulta Nacional de Políticas para as Mulheres Ciganas, como preparação para apresentação de propostas a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (4ª CNMP) que traz como tema: Mais direitos, participação e poder para as Mulheres.



Pela primeira vez o governo brasileiro tem a iniciativa de promover a inclusão das mulheres romani (ciganas) no processo de construção política para as mulheres do país, sendo considerado um marco histórico. O evento teve a participação de mulheres romani (ciganas) de etnia Kaldarash, Lovara e Calon, momento em que apresentaram as questões afetas ao enfrentamento as violações de direitos humanos, e propostas para atendimento das necessidades prementes nas áreas de saúde e educação.


A consulta foi orientada em 4 Eixos Temáticos:

1. Contribuição dos Conselhos de Direitos da Mulher e dos Movimentos Feministas e de Mulheres para a efetiva…

O POVO INVISÍVEL: OS CIGANOS E A EMERGÊNCIA DE UM DIREITO LIBERTADOR

Imagem
No dia 1 de março de 2016, Priscila Paz Godoy, pesquisadora em direitos humanos e cidadania, com o apoio da Editora D’Plácido, realizou em Brasília – DF o lançamento do livro O Povo Invisível: Os Ciganos e a Emergência de um Direito Libertador, fruto de sua pesquisa de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília.
A pesquisa revela informações sobre a história de discriminação e racismo, e das violações dos direitos humanos dos povos romani (ciganos), em especial descreve a experiência de luta e a conquista dos direitos da comunidade Calon do Bairro São Gabriel, de Belo Horizonte do estado de Minas Gerais, liderada pelo Sr. Carlos Amaral, que teve como resultado o reconhecimento dos seus direitos a certificação de área pública, e a certificação de patrimônio cultural imaterial de sua comunidade. O livro pode ser adquirido pelo site www.editoraplacido.com.br. Informações pelo telefone 31 3261 2801.
Membros da AMSK/Brasil…