Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro, 2016

A los racistas, ni agua

Imagem
AMSK

UnB tem primeira estudante cigana com doutorado

Imagem
Quando as coisa começam a andar e a construção identitária.



AMSK/Brasil


A AMSK/Brasil lança novo estudo sobre o tema da geração de dados relacionados os povos romani (ciganos) no Brasil

O Brasil é um país caracterizado por uma grande diversidade racial e étnica e por elementos de preconceito e discriminação que afetam diferentes grupos populacionais, estabelecendo poderosos obstáculos a seu pleno acesso a bens, serviços e direitos. As informações sobre raça e etnia são, portanto, imprescindíveis para revelar as condições de vida dos diferentes grupos populacionais, e desempenham um papel central na geração de subsídios para uma melhor compreensão dos efeitos do racismo e para o aprimoramento das políticas públicas.
A temática das categorias utilizadas nos levantamentos sobre raça e etnia é objeto de constantes debates no âmbito das instituições que integram o Sistema Estatístico Nacional, na academia e nos movimentos sociais. O seu aprimoramento tem sido um objetivo de pesquisadores e pesquisadoras, gestores/as públicos/as e de pessoas e instituições comprometidas com o enfrentamento ao racismo e a promoção da igualdade racial e étnica, e as discussões ocorridas tem …

Lições do assassinato da criança Kaingang

Imagem
INFÂNCIA INDÍGENA
Lições do assassinato da criança Kaingang
É tempo de ver o invisível de nossa cegueira para com as crianças indígenas por Assis Oliveira



Foto: Pedro Krum/cc . Pés de criança kaingang

Quando comecei a estudar e pesquisar sobre as crianças indígenas, seus direitos e realidades, me assustei, de imediato, com o fato delas estarem no topo dos índices sociais em relação às condições de vulnerabilidade e de violação de direitos. Do (não) acesso à escola ao (não) registro de nascimento, dos índices de desnutrição aos números de mortalidade infantil, enfim, estão no topo da marginalização e da exclusão social.
Mas estes índices sociais não falam por si as causas de sua conformação. Para olhar para as crianças indígenas é necessário ampliar a vista para entender as condições de vida de seus povos, e de como as marginalizações e discriminações sociais que os afetam acabam aumentando de intensidade quando chegam até suas crianças. Por isso ouvi repetidamente de várias lideranças in…