Postagens

Mostrando postagens de Novembro, 2015

AMSK/BRASIL PARTICIPA DA 4ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES DA BAHIA

Imagem
“Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres” foi o tema da 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (CEPM) realizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) e pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) nos dias 11, 12 e 13 de novembro, em Salvador – BA.
Distribuído emquatro eixos temáticos, sendo eles: I - Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios; II – Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; III – Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações; IV – Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações.

A AMSK/Brasil foi convidada pela Secretária da SPM-BA, Olívia Santana, para participar d…

O RROMANÓ - UM MILAGRE DA SOBREVIVÊNCIA E DA RESISTÊNCIA DE UM POVO

DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA CIGANADIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA RROMANÍ
05 DE NOVEMBRO
ZAGREB 2009 DIA INTERNACIONAL DE LA LENGUA GITANA MAŚKARTHEMUTNO DIVES E RROMANE ĆHIBǍKOA um tempo pra tudo e chegou o tempo de fazer valer a identidade de um povo, sua língua, sua real história e seus marcos legais. Vamos construir essa identidade. AMSK/Brasil

DIA INTERNACIONAL DE LA LENGUA GITANA - ESPANHA El día 5 de noviembre se celebra en todo el mundo el DIA INTERNACIONAL DE LA LENGUA GITANA. Este acuerdo se tomó en Zagreb en una reunión propiciada por la Unión Romani Internacional. La conferencia donde se tomó el acuerdo se celebró entre los días tres al cinco de noviembre de 2009 y en ella participaron lingüistas, maestros y, sobre todo, líderes gitanos provenientes de 19 países europeos. La intención de los convocantes era que la lengua gitana fuera reconocida como una lengua europea entre las restantes lenguas del continente. Tal como señala la Carta Europea de las Lenguas Regionales o Minorita…

PAPA FRANCISCO RECEBE OS CIGANOS BRASILEIROS

Imagem
Nos dias 23 a 27 de outubro, o Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes, do Vaticano, promoveu uma peregrinação internacional dos ciganos a Roma para audiência com o papa Francisco, em celebração aos 50 anos da visita do papa Paulo VI a um acampamento de ciganos na cidade italiana de Pomezia, por ocasião da peregrinação internacional dos ciganos, que aconteceu em setembro de 1965.
O bispo de Eunápolis - BA e responsável pela Pastoral dos Nômades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom José Edson Santana Oliveira; acompanhado pelo diretor executivo da Pastoral dos Ciganos no Brasil, padre Wallace do Carmo Zanon, e mais dezesseis pessoas entre ciganos da Bahia, de São Paulo, do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul, e agentes da pastoral participaram da peregrinação.
Zanata Dantas, liderança das comunidades romani Calon no estado da Bahia, atuante nas ações da Pastoral dos Nômades do Brasil e na Pastoral dos Ciganos no Brasil, participou da pereg…