Postagens

Mostrando postagens de Agosto, 2013

APRECI/PR e CEBRAS

Sesau realiza I Encontro dos Povos Ciganos de Alagoas

Imagem
Outro desdobramento do Brasil Cigano, agora em Alagoas.A força dos mais jovens vão abrindo caminho onde ninguem conseguia passar. Sem firulas, com ações, arregaçando as mangas, com esforço próprio e apenas com um pensamento: Somos todos irmãos.Deu certo e dará muito mais, esse é apenas o começo e está acontecendo em todo o Brasil. Para lutar por políticas públicas é preciso entender que a discórdia e o isolamento não levam a nada, apenas reforçam o preconceito e o estereótipo. Ruiter e Anne Kellen, lovaras, gente que faz acontecer. AMSK/Brasil Sesau realiza I Encontro dos Povos Ciganos de Alagoas  http://www.saude.al.gov.br/ciganos/noticias/sesaurealizaiencontrodospovosciga Encontro busca fortalecer o intercâmbio entre as comunidades ciganas de Alagoas e o acesso às políticas públicas de saúde Foto: Olival Santos
Cigano José Ruiter proferiu palestra sobre a cultura cigana em Alagoas Repórter:
Fabiano Di Pace
Para fortalecer a identidade cultural dos povos ciganos e…

Aparecida realiza I Conferência Promoção da Igualdade Racial

Imagem
Quando se olha para o futuro, se retira a mediocridade e a ignorância do caminho, se constrói uma via de saída. Essa foi a primeira vez que um indivíduo da comunidade rromani é recebido, aceito e apoiado em Aparecida de Goiânia. Sabe porque?  Construir é o caminho e o Sr. Alexsandro Castilho fez isso. Juntou forças, colocou um dedo de sacrifício, apostou no respeito e abriu as portas da sua comunidade para o diálogo, apesar das diferenças.  Esse é mais um desdobramento do Brasil Cigano, abrindo as asas. AMSK/Brasil Aparecida realiza I Conferência Promoção da Igualdade Racial22/07/2013 - 16:08Aparecida de Goiânia, 22 de julho de 2013 – A Prefeitura de Aparecida realizou neste final de semana, dias 20 e 21, a I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial do município. O evento aconteceu na Faculdade Sudamérica e contou com a presença de diversos segmentos representativos, historicamente vitimados pela violência e preconceito, como quilombolas, ciganos, índios e integran…

DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE OS POVOS ROMANI NO BRASIL: AVANÇOS E RETROCESSOS

Imagem
Verdade seja dita. Desde 2009, uma importante fonte de dados sobre os povos romani (ciganos) no Brasil é a Pesquisa de Informações Básicas Municipais – Perfil dos Municípios Brasileiros (MUNIC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A MUNIC tem periodicidade anual e abrange o universo das prefeituras dos 5.561 municípios brasileiros. Em 2010 esta pesquisa não foi realizada, em razão da prioridade dada ao Censo Demográfico. Porém, em 2009 e 2011 a MUNIC levantou dados inéditos sobre os povos romani no Brasil, pois incluiu perguntas sobre a existência de acampamentos ciganos nos municípios e sobre a implementação de políticas públicas municipais para este segmento.
Parece pouco. Afinal, com estas perguntas, a MUNIC levantou dados sobre uma realidade que, atualmente, atinge segmentos minoritários dos povos romani, ou seja, grupos que ainda vivem acampados. Aliado a isso, há o problema da subnotificação, pois a coleta dos dados da MUNIC é feita em consulta aos gestores…

Projeto de Alfabetização de jovens ciganos Calón na cidade de Florânia/RN